14 de jun. de 2012

Emuladores de Celular (.jar) para PC - Kemulator Lite & MidpX

Bem, na verdade os MidpX e Kemulator Lite não se tratam realmente de "emuladores de celular", ou seja, pra serem realmente emuladores de celular, ao usar esses programas você seria capaz de no mínimo fazer uma ligação telefônica usando seu computador, certo? ;)

A referência de "Emulador de Celular" para o MidpX e para o Kemulator Lite trata-se apenas de uma convenção, não de uma definição. É claro que ao falarmos de emulador de celular, queremos nos referir a algum programa que permita executar jogos e aplicativos em java (.jar) destinados a celulares, no computador.

O jar (java archive) nada mais é que um conjunto de arquivos de classes java compactados num único arquivo. Qualquer descompactador que se preze, como o 7Zip ou WinRar é capaz de extrair esses arquivos de dentro de um pacote jar.

Posso destacar várias vantagens de se emular joguinhos e aplicativos jar no computador, mas a principal, pra mim, é a agilidade pois, é muito mais rápido definir o que "vale a pena" e o que "não vale a pena" enviar pro celular, isso antes de ir pro celular ;)

Bem, como se trata de java, você terá que ter instalado a máquina java no seu sistema e para o seu sistema, que permitirá que estes emuladores emulem corretamente os aplicativos .jar.

Ambos os emuladores são escritos pra Windows e infelizmente eu não encontrei nenhum emulador semelhante para Linux. Até consegui emular os aplicativos no Linux, mas utilizando os pacotes de desenvolvimento, o que tornaria esta dica uma dica de como construir um condomínio e não é este o interesse. Você tem alguma dica de um emulador nativo pro Linux? Compartilhe!

Após a instalação do MidpX, basta clicar com o botão direito do mouse sobre qualquer pacote jar e acessar "Abrir com... > Midp2exe Compiler". O aplicativo, na verdade, transformará o pacote jar em executável criando inclusive um pequeno diretório com as configurações do pacote jar.

Veja abaixo algumas imagens do MidpX rodando no Wine:

 


 


E, abaixo, o Kemulator Lite rodando no WinXP:


 


Você poderá baixar ambos os emuladores AQUI.
Senha: hotplug

16 comentários:

  1. Qual password para descompactar o ficheiro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooops! Sorry! 8s

      Senha acrescentada abaixo do link de download.
      Valeu o toque! :)

      Excluir
  2. o meu fico com uns negocio rosa embaixo de imagens será é porque to no windows 7

    ResponderExcluir
  3. sera que existe algum emulador de simbian? tem uns jogos como " seven day salvation", que são muito bons

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim! Mas, veja bem, o sistema Symbian é tão robusto quanto o Android, e você precisa ter uma boa mákina para subi-lo. Se liga neste tutorial AQUI.

      Abs.

      Excluir
  4. eu baixei ha algum tempo o Kemulator só que ele não abre mais, simples assim, alguem pode me ajudar? eu ja baixei ele de novo e nada, eu clico nele e não acontece mais nada. :/

    ResponderExcluir
  5. Realmente o KEmulator não quer abrir, mesmo mudando a versão dele ele nem abre.
    Já tentei baixar vários outros emuladores.Vou ver se esses emuladores estão funcionando, mas gostaria de saber se existe um geito de mandar sms, e fazer ligações, usando o computador como um celular.
    Se tiver como por favor me avise pelo meu site como um comentário da página principal só para eu saber se existe como.Já tentei várias vezes usar o pc como celular mas nunca acho um geito

    ResponderExcluir
  6. Realmente o kemulator que esse site disponibiliza funciona normalmente

    ResponderExcluir
  7. Para Windows, XP. E para o 7, como é q faz? Fui seguir um tutorial, tava tudo certinho, até q o cara mandou clicar numas opções q não aparecem no meu Windows. O dele é XP e o meu é 7.

    ResponderExcluir
  8. Pode me dar outro link para download porque esse não pegs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de testar, tá funcionando normalmente.
      Tenta novamente.

      Att.

      Excluir
  9. mi lembro dos jogos java eram bons dava pra baixar um monte , mais esses androide baixa tres ou quatro e da memoria cheia

    ResponderExcluir
  10. Muito bom esses emuladores!! (y)

    ResponderExcluir
  11. Olá, valeu mesmo pelo seu trabalho. É o segundo post que me dá uma maozinha!

    ResponderExcluir
  12. No linux existe o MicroEmulator. Na verdade roda no Windows também porque é feito em Java. Basta ter o java instalado e não vai precisar de Wine :)
    Mas infelizmente ele não chega aos pés do KEmulator, pois não consegue rodar jogos 3d, pelo menos foi o que percebi.

    ResponderExcluir