8 de jun. de 2012

Ubuntu - Brasero, criando um CD de audio personalizado e com encarte

Mesmo com a popularidade das mp3, é sempre bom saber como criar um disco de músicas tipo wave. Que tal criar um disco de músicas com encarte e totalmente personalizado, utilizando um programa do Linux?!

Esta é uma dica voltada principalmente aos linuxistas iniciantes que querem criar seu próprio CD de audio no Linux. Certamente usuários mais avançados poderão utilizar outros "modus operandi" bem como talvez outros aplicativos para chegarem ao mesmo resultado.

De qualquer forma, quer seja você um usuário iniciante quer avançado, poderá acompanhar abaixo um passo-a-passo simples para gravar seus discos de audio utilizando arquivos de dados no formato mp3.

Antes de iniciar, uma observação importante é que um "disco de audio" contém músicas no formato "wave". Um disco de audio, contém no máximo entre 19 e 22 músicas entre 4min. e 5min. Um disco de audio, é diferente de um disco de mp3. Um disco de mp3 deve ser criado como "disco de dados", pois, as músicas estão em formato de arquivo, arquivo mp3.

Utilizaremos apenas um único programa para todo o processo, o Brasero.

Bem, é improvável que você não tenha o Brasero instalado no sistema, de qualquer forma, bastará rodar os seguintes comandos abaixo para instalá-lo:
Lembrando que o "#" significa que para rodar os comandos, você precisa de permissão de administrador.

Brasero instalado, tecle "Alt+F2" e digite no lançador:
 
Você visualizará uma janela como esta:
Arraste as mp3 ou algum diretório de mp3 pra dentro da janela que se abrir. Arrastando um diretório inteiro, selecione "Pesquisar Diretório":
Coloque suas músicas na ordem de reprodução desejada, e atente-se ao espaço disponível em disco dado em minutos, como mostra a figura do exemplo abaixo, e clique em "Gravar".
Selecione a velocidade de gravação. Quanto menor velocidade, melhor a qualidade de gravação. Clique em "Gravar", e aguarde a queima da mídia:


Criando um encarte para seu CD
Clique na aba "Ferramentas" e selecione "Editor de Capas".
O primeiro campo em branco, será a capa da frente do seu CD. Você pode editá-lo como preferir, escrevendo algo, pode alterar o tamanho e o tipo da fonte, a cor de fundo, inserir uma figura, usar efeitos nas letras, etc.

No exemplo abaixo, encontrei uma figura na internet que tem tudo a ver com as músicas do meu projeto, veja:
Na lombada do CD, editei o nome do projeto e, no segundo espaço em branco que será a contra-capa do meu CD, postei um "PrintScreen" do próprio brasero, da sequencia de músicas que terá o meu CD. Isso me poupou todo o trabalho de ficar digitando nome-por-nome na contra-capa :)
Pronto!
Agora é só imprimir e recortar.
Seu CD de audio está pronto e com direito a encarte personalizado! :)

3 comentários:

  1. Bom Tutorial!!!

    Eu só não sabia que o brasero tinha um "Editor de Capas".

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Recomendo KoverArtist.
      Detalhes aki:
      http://www.vivaolinux.com.br/artigo/KoverArtist-Criando-capas-de-CDs-e-DVDs

      Excluir