NOVIDADE!

28 de jul de 2011

Fazendo cópias de DVDs de Video originais - Windows

Se você é do tipo que vive assistindo à um mesmo filme, ou que tem amigos que sempre pedem seus DVD's originais emprestados, a melhor solução é fazer uma cópia destes DVD's.

Neste tutorial, vamos aprender a utilizar o DVD Shrink, um ótimo aplicativo para fazer cópias/backups de seus DVD's preferidos. Assim, você poderá conservar melhor seus DVD's originais.

E se você é usuário Linux, não se desespere! Clique AQUI e acompanhe passo-a-passo como fazer suas cópias (backups) usando o K9Copy.

O primeiro passo, é adquirir o aplicativo DVD Shrink que pode ser baixado AQUI
A senha de descompactação é: hotplug

Instale o aplicativo e execute-o.

Uma janela com a licença de uso em inglês irá se abrir. Entre outras coisas, a informação adverte para se respeitar os direitos autorais e não usar o aplicativo para fins de pirataria. "Tique" a caixa referente à sua aceitação dos termos de uso e prossiga.

Insira o DVD que deseja copiar no respectivo drive. Clique na aba Edit e selecione Preferences.

Na janela que se abrir, na aba Preferences selecione a capacidade do seu DVD virgem (Ex: 4.7GB), como mostra a figura abaixo.
Clique agora em Open Disc e aguarde a analise do DVD que será copiado.
A seguir, você visualizará uma janela semelhante a esta com todos os arquivos de video, audio e legendas disponíveis do DVD.
Na opção Automátic do DVD Shrink, todos os arquivos estão "ticados", indicando que todos eles serão incluídos na cópia. É importante salientar que, um DVD original pode conter mais de 8Gigas de informações entre audio, video e legendas. Logo, o DVD Shrink fará uma "redução" nestes arquivos para que caibam num DVD virgem comum de 4.7GB.

Havendo esta redução, obviamente também teremos uma redução na qualidade da cópia. Esta redução é praticamente imperceptível. No entanto, se você quer a melhor qualidade possível no video, uma boa opção será selecionar apenas um único idioma de audio para a cópia.

Quanto as legendas ou subpictures, são somente textos, ou seja, são arquivos minúsculos e poderão ser todos mantidos.

Assim que fizer as opções, clique em Backup. Na janela que surgir, na aba Target Device, no primeiro campo intitulado Select Backup Target selecione ISO Image File* e em Select Target Image Files selecione aonde o DVD Shrink criará a imagem do DVD.
* Como você pode observar, não iniciaremos de imediato a cópia do DVD e sim, criaremos uma imagem ISO. Para os leigos, uma imagem ISO não se trata de um arquivo de foto/imagem e sim, de um DVD completo em formato de arquivo. Esta opção de criarmos primeiramente uma imagem ISO do DVD, é importante para que não percamos um DVD virgem caso algo saia errado.

Saiba mais sobre imagens ISO clicando Aqui.

De posse dessa imagem, você poderá usar seu programa de gravação preferido para queimá-la numa mídia virgem de DVD. Qualquer aplicativo de gravação de discos que se preze, reconhece uma imagem ISO pois é o formato de imagem mais comum que existe ;)

Voltando a atenção à figura anterior, note que, abaixo do campo aonde você selecionou o diretório em que o DVD Shrink deverá criar a imagem ISO, há duas informações importantes:

Space required: Onde o DVD Shrink lhe informa o espaço necessário para a criação da imagem ISO;

Space available in folder: Onde o DVD Shrink informa o espaço disponível no diretório que você selecionou no disco rígido (HD) de sua máquina.

Certifique-se de haver espaço o suficiente para a criação da imagem.

Clique em "OK" e aguarde a extração.
Você poderá acompanhar o processo de extração através da barra de progresso e também com imagens se "ticar" na caixa Enable Video Preview.

Obviamente, o tempo de extração dependerá das configurações de sua máquina, bem como da velocidade do dispositivo (drive) de DVD. Um Athlon 2.0+ com 256MB de memória leva entre 25 min. à 30 min. para extrair um filme de aproximadamente 1 hora e 1/2.

Assim que o DVD Shrink finalizar a extração, a imagem ISO estará pronta e você poderá queimá-la (gravá-la) em seu disco de DVD com o seu copiador preferido. Ex: Nero Express.

Neste tutorial, informei as opções básicas do aplicativo DVD Shrink para a extração em imagem ISO. No entanto, conforme você for adquirindo experiência, poderá alterar algumas opções, obtendo outros e/ou melhores resultados.

2 comentários: