Neste tutorial, aprenderemos a usar o aplicativo K9Copy, com base no KDE, para Linux.
Se há alguém que acredita que manipulação de videos é coisa de "7 cabeças" no Linux, neste tutorial, poderá ver que está muito enganado!
E se você é usuário Windows, não se desespere! Clique AQUI e acompanhe um guia de como fazer suas cópias (backups) usando o DVDShrink.
Uma vez que usuários Linux podem ter distribuições diferentes instaladas em suas máquinas, não nos apegaremos à como adquirir o aplicativo K9Copy. Ao iniciar este tutorial, você já deve ter instalado em seu sistema este aplicativo. No entanto, vale lembrar da regrinha básica para usuários de Debian e derivados, para a aquisição do K9copy bem como de suas dependências...
# apt-get install k9copy
...ou ainda, a ferramenta synaptic.
Tendo instalado corretamente o K9Copy em seu sistema, insira o disco que deseja copiar no respectivo drive de disco, e execute o aplicativo. Uma janela como a da figura abaixo será exibida:
Clique na aba Configurações e selecione Configurar k9copy. Clique em Adicionar e complete os campos do dispositivo com o caminho correto para o dispositivo de disco (DVD) - ex: /dev/hdb - e no campo nome, simplesmente nomeie o dispositivo como desejar - ex: dvd.
Se o seu dispositivo de disco for um leitor e gravador de discos, sugiro que "tique" nas caixas Leitura e Gravação.
As duas opções à seguir, são muito importantes. No primeiro campo, você deverá selecionar o diretório (pasta) para que o K9Copy crie os arquivos temporários da extração. Você deve se certificar de que haja espaço o suficiente no disco rígido (HD), como segue:
* Se você for queimar (gravar) diretamente no disco assim que a extração for concluída, o K9Copy necessitará de pelo menos 4,5 Gigas de espaço para criar os arquivos temporários.
* Se você for criar uma imagem ISO(*) após a conclusão da extração, o K9Copy necessitará de aproximadamente 9 Gigas para os arquivos temporários e para a imagem ISO.
(*) Para os leigos, uma imagem ISO não tem nada a haver com uma foto-imagem e sim, com um DVD de filme no formato de arquivo que poderá ser queimado (gravado) por qualquer aplicativo de gravação de CD/DVD. Uma imagem ISO de DVD de filme, poderá ser reproduzida ainda em formato de arquivo por aplicativos como o Kaffeine e se algo tiver saído errado durante a extração do DVD, você não perderá uma mídia virgem, certo?
Veja mais sobre imagem ISO clicando AQUI.
Neste tutorial, mostrarei como criar uma imagem ISO, para que depois você queime-a num DVD virgem com algum aplicativo de gravação. Qualquer aplicativo de gravação de CD/DVD que se preze (ex: K3b para Linux/Nero para Windows), reconhece uma imagem ISO que é o formato de imagem mais comum que existe.
Mas não se preocupe com isso agora. Selecione o diretório para a criação dos arquivos temporários como mostra a figura acima e no campo logo abaixo, selecione 4350 MB para gravar em DVDs virgens de 4,7GB.
Na opção à seguir, nós não entraremos em maiores detalhes. Esta opção serve para que você configure uma ripagem de filmes em DVD para o formato de arquivo, como mostra-nos a imagem acima.
Após selecionadas as opções, o próximo passo será "abrirmos" o diretório de arquivos do DVD. Para isso, no console principal do K9Copy, clique na pastinha azul e aguarde a análise do DVD, como mostra a imagem acima.
Terminada a análise, você visualizará uma janela com todos os arquivos de audio, video e legendas disponíveis no DVD, como mostra a figura abaixo.
Observe que cada sub-diretório (VTS 1, VTS 2, VTS 3...) do DVD, contém seus respectivos arquivos de audios, legendas e video. O maior sub-diretório (VTS) contém os arquivos do filme principal, no caso do nosso exemplo, o VTS 2 de 4386MB.
Outros VTS's contém arquivos de audios, legendas e video referênte à entrevistas, makingoff, traillers de outros filmes, etc...
Note que todos os arquivos estão "ticados" indicando que todos eles serão extraídos para o projeto final. No entanto, você deve ficar ciente de que um DVD original pode conter mais de 8 GB de informações, e um DVD virgem comum apenas 4,7 GB.
Logo, durante a extração o K9Copy fará uma "redução" nos arquivos para que o projeto final caiba num DVD de 4,7GB. Com essa redução, o projeto final não terá a mesma qualidade de audio e video do DVD original.
No entanto, se você for exigente poderá "eliminar" audios e videos de outros VTS's, bem como deixar apenas 1 arquivo de áudio para cada capítulo do VTS principal. Assim, o K9Copy terá mais espaço para melhorar a qualidade do video.
Obs: Obviamente, as opções do menu do DVD que apontarem para os arquivos que você tiver eliminado, não funcionarão quando você estiver reproduzindo o DVD num aparelho de DVD player.
Como não sou exigente, deixei todos os arquivos selecionados ;)
Agora, no painel principal do K9Copy, em Dispositivo de gravação:, selecione Imagem ISO e clique no ícone DVD.
Se você tiver configurado o K9Copy para ripar o filme para um arquivo de video, clique em MPG4.
Na janela à seguir indique o diretório onde o K9Copy deverá criar a imagem ISO, dê um nome para o arquivo de imagem - ex: filme.iso - e clique em Salvar.
Aguarde a extração.
Assim que o K9Copy concluir a extração, iniciará a confecção do arquivo de imagem ISO.
Como já informado, a imagem ISO poderá ser reproduzida num reprodutor de video que suporte o formato ISO e/ou queimada por um aplicativo de gravação de CD/DVD's.
O tempo dos processos de extração e confecção de imagem ISO dependerão das configurações de sua máquina. Um Athlon 2.0+ com 256 MB de memória leva entre 25 e 30 minutos para concluír o trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário