20 de ago. de 2013

Ubuntu10 - [XBOX360] Copiando, gravando e patcheando imagens com abgx360

Olá, pessoal!

Sim, eu ganhei um XBOX 360 da hora da minha esposa! Ela disse que já é presente do dias dos pais e de aniversário, ambos em agosto, e que não vai me dar mais "nenhum presente esse ano"! (T_T)




Bem, como colecionador de games, não pude deixar de já começar a minha coleção de games para este console também, certo? :)

Como os jogos de XBOX360 são em DVD9*, logo mais caros, até há alguns meses valia a pena comprar jogos em camelôs se custassem em torno de 15 paus. Os jogos vinham com encarte (meia-boca, mas vinham), alguns DVDs vinham com silk do jogo no disco, as vezes o camelô liberava até o estojo, etc. Sem contar que  você não tinha que ficar (dias) baixando uma imagem e depois arriscar algo dar errado e perder uma mídia que pagou em torno de 10 paus. =(

Hoje as coisas melhoraram um pouco. Você paga de 35 a 40 paus num tubo com 25 discos, e em torno de 20 paus uma embalagem com 10 discos. Tendo uma boa velocidade de conexão, você pode baixar seus jogos da internet sem esperar por muito tempo. Somando isso a alguns distribuidores que gravam games de uma forma bem porca e usando mídias de qualidade duvidosa, e que, quando você chega em casa ao testar seu game no console você ganha de presente o aviso da Micro$oft pra passar um pano limpo no disco, e ao voltar pra trocar o game o cara diz que é o drive de discos do seu console que tá indo pro brejo (pra comprovar, o maldito game arranca de boa no console da loja), começa a valer a pena baixar e gravar seus próprios jogos.

A internet está forrada de tutoriais de como converter, patchear, copiar e gravar jogos de XBOX360 em DVD9, pra Window$. Mas não ha quase nenhum tutorial para Linux, o que me inspirou a fazer minhas pesquisas e trazer um tuto completo para o sistema, como segue:

Neste tutorial, utilizaremos pacotes relativamente comuns em qualquer distribuição, o que faz dele um tutorial "Universal" (UAU!!) ^^

Todos os programas serão executados em linha de comando, e você poderá utilizar seu emulador de terminal favorito.

Alguns pontos que você deve observar ao iniciar esse tutorial:


  • Recomendo rodar os comandos abaixo como root para evitar erros no decorrer do procedimento. Uma vez sendo root, cuidado ao rodar os comandos sob o risco de desconfigurar seu sistema ao confirmar algum comando errado!
  • Você precisa estar conectado à internet durante todo o procedimento, pois o aplicativo abgx360 necessita fazer pequenos downloads ao verificar e patchear uma imagem para versão LT3.0.
  • Certifique-se de que o gravador de discos da sua mákina suporta DVD-DL, geralmente está informado na gaveta do drive.

Obtendo uma imagem ISO de X360:
Se você não quer baixar uma imagem, arrume um game com seu vizinho, coloque no drive de disco os da sua mákina, e crie uma imagem ISO do jogo!

Identificando o drive de discos:
Para criar uma imagem do game, você deve saber o caminho para o dispositivo de discos do seu sistema, pra isso rode o comando abaixo...

---------------------------------------------
# ls -lha /sys/block/*/device
---------------------------------------------

...obtendo um retorno parecido com:

---------------------------------------------
lrwxrwxrwx 1 root root 0 2013-08-16 00:45 /sys/block/sda/device
lrwxrwxrwx 1 root root 0 2013-08-16 00:45 /sys/block/sdb/device
lrwxrwxrwx 1 root root 0 2013-08-16 00:45 /sys/block/sr0/device
---------------------------------------------

Provavelmente o seu dispositivo de discos seja o "sr0". Para ter certeza, rode o comando abaixo, e o drive de discos deverá abrir a gaveta:


---------------------------------------------
# eject /dev/sr0
---------------------------------------------

Criando uma imagem ISO do disco:
Neste tutorial utilizaremos um DVD com o game Aliens - Colonial Marines.  Para criar nossa imagem, vamos utilizar nosso famoso amigo dd dando um nome qualquer para a futura imagem, (ex: Alien.iso) salvando a imagem no diretório do usuário:

---------------------------------------------
# dd if=/dev/sr0 of=/home/sedan75/Alien.iso bs=4096
---------------------------------------------

Aguarde o retorno do cursor, mostrando que a imagem ficou pronta! :)

Obs: Certifique-se de ter espaço em disco para a criação da imagem, que deve variar entre 7,3Gigas e 8,5Gigas, dependendo do game.

Obtendo abgx360:
Agora que você já tem a imagem, devemos aplicar o abgx360 para conferir ou corrigir qualquer falha na imagem.

Clique no link abaixo, e baixe a versão do abgx360 para Linux (dãããã...):

---------------------------------------------
http://abgx360.net/download.php
---------------------------------------------

Corrigindo dependências:
Para compilar o abgx360 você deverá se certificar de possuir alguns pacotes instalados. Para isso, rode os comandos abaixo para que as dependências sejam instaladas:

---------------------------------------------
# apt-get install libwxgtk2.8-dev
# apt-get install libcurl4-openssl-dev
# apt-get install zlib1g-dev
---------------------------------------------

Compilando o abgx360:
Via terminal, siga para o diretório em que baixou o pacote do abgx360, ex:
abgx360-1.0.6.tar.gz

Agora, siga digitando os comandos do procedimento básico abaixo:

---------------------------------------------
# tar -zxvf - abgx360-1.0.6.tar.gz
# cd abgx360-1.0.6/
# ./config
# make
#make install
---------------------------------------------

Aplicando o LT+3.0 na imagem ISO:
Rode o comando do abgx360 abaixo, atendando-se às opções!
(Prefira copiar & colar)
OBS: Lembre-se de estar conectado à internet!

---------------------------------------------
# abgx360 -pchix --aa --ach --af0 --notrust --csv --rgn 000000FF --patchgarbage -- Alien.iso > saida.html && firefox saida.html
---------------------------------------------

Obs:
O arquivo "saida.html" lhe mostrará o log do abgx360, e será aberto pelo firefox no final do procedimento. Você poderá substituir o firefox do comando acima por seu navegador de preferencia.

Arquivo .dvd
Agora, note que o abgx360 criou o arquivo Alien.dvd com o seguinte conteúdo:

---------------------------------------------
LayerBreak=1913760
Alien.iso
---------------------------------------------

Como você já deve saber, os jogos do X360 são em DVD9, ou seja, em DVD de Dupla Densidade. O ponto de LayerBreak, é o ponto em que a imagem será quebrada e o disco passará a ser gravado da primeira camada para a segunda camada. Atente-se a este número, que ele será uma informação importante para a queima da imagem na mídia.

Gravando a imagem em disco:
Para gravar a imagem em disco, tomando como exemplo a nossa imagem do jogo Alien, coloque um DVD9 no drive de discos, e execute o seguinte comando:

---------------------------------------------
# growisofs -use-the-force-luke=dao -use-the-force-luke=break:1913760 -dvd-compat -speed=4 -Z /dev/sr0=/home/sedan75/Alien.iso
---------------------------------------------

Aguarde a conclusão da gravação, coloque o game no console, e pipoque alguns extra-terrestres! ^^

Dicas ao executar o ABGX360 nas imagens:
Se receber as seguintes mensagens de erro em vermelho, execute os respectivos procedimentos:

"Game partition crc does not match the verified ini! There are 4 possibilities:"
Na grande maioria dos casos, você visualizará esse erro após passar o ABGX numa imagem a qual acabou de descompactar. Em 100% das vezes que visualizei esse erro, deletei a imagem ISO e a extraí novamente. Passei o ABGX e, problema resolvido, ou seja, ocorreu um erro no processo de extração da imagem. Passe o ABGX antes de excluir os arquivos da extração! Vai que... ^^

"Region Code: 0x00FF0000
PAL"
A versão do game irá aparecer em vermelho se divergir da do seu console, por exemplo, se você tiver especificado no ABGX que o sistema de cores do seu console é o NTSC. Se você queimar esta imagem, ela não irá arrancar no seu console. Existem casos, como é o caso por exemplo do Worms - The Revolution Collection, que embora o game seja em PAL, arrancará em consoles com sistema NTSC-U e NTSC-J. O mesmo acontece também com The Serious Sam Collection  em PAL. Já o WRC 3 em PAL, não funciona. Por isso, a dica é sempre ler e baixar games de postagem com todas as informações necessárias disponíveis para não perder tempo baixando uma ISO que não arrancará no seu console.

"Failed to find or open Video_E2FA3A26.iso"
Video_E2FA3A26.iso é só um exemplo. você pode receber também a falta dos seguintes arquivos:
Video_BA47FD12.iso;
Video_E2FA3A26.iso;
Video_66D0CB54.iso;
Video_E2FA3A26.iso;
entre outros.
Para resolver esse problema, você deve fazer o download do "Video_" solicitado na internet, para que ele seja agregado à sua imagem antes de ela ser queimada em disco. O tamanho desses arquivos varia entre 70MB e 90MB. Você pode conseguir esses arquivos no próprio site do ABGX360. Após o download, descompacte o arquivo no diretório StealthFiles do ABGX. Para abrir este diretório, basta teclar <CTRL>+<F> com o console do ABGX executando.

"ISO size is too small to contain the L1 Video! Video CRC check was aborted
Stealth check failed!"
Neste caso, mesmo que você receba no final do arquivo a mensagem "AutoFix was successful!", recomendo passar novamente a imagem no abgx.


*DVD9
DVD-DL
DVD-Dual Layer
DVD-Dupla Densidade
DVD-Double Layer
DVD 8,5G 

14 comentários:

  1. ...ta entrando agora no mundo do xbox 360???
    Você já deve saber sobre wave e qual kernel é preciso pra cada game (ai varêia , kkk).
    Tem também o tipo de gravador, que se possível o ideal é o LiteOn IHASS, com o firmware 524-B. Tem também o Burnermax que emula o LiteOn em vários tipos e marcas de gravadores...
    Tem que tomar cuidado com a marca da mídia que compra, pois tem marca ai que nem grava e da erro. Não são todas que servem e algumas nem gravam...
    Boa essa sua de fazer um tutorial com ubuntu, mesmo meu console tendo collrunner, vou gravar um disco pelo seu tutorial, valeu.

    A, lembrando que o correto, é gravar em 2,4 x, que é a velocidade correta pra se rodar backups no console!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...entrando no mundo do XBox 350, e adaptando tudo na linha de comando! =)

      Eu uso ELGIN! Paguei $37 no tudo de 25 discos no Kalunga! ^^

      Estou reunindo infos sobre o console, pra criar uma postagem monstra desde o bem básico.
      A gente sempre encontra tutos falando "dificil" pra quem ta começando, e isso atrapalha.
      Se tiver algum link pra recomendar, ou se kiser participar da postagem com seus conhecimentos, eu e os gamers agradeceremos e posto tudo com os devidos créditos!

      Valeu pelo comentário! =)

      Excluir
  2. Que legal !!!
    A Elgin ta muito boa pra gravar games de x360, eu também to usando ela faz algum tempo!!!
    Achei umas promoções aqui aonde moro(Osasco), dessa mídia na Kalunga!!!
    Se poder eu posto algumas coisas que sei sobre xbox 360, Valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que comecei a utilizar ELGIN, não perdi nenhuma queima!
      Inclusive, estou queimando GTA 4 e Left 4 Dead 4 agora mesmo! ^^

      Abs.

      Excluir
  3. Uma pergunta, se eu baixo a imagem da net preciso rodar todo o esquema ou ja pode gravar direto o jogo no dvd?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima pergunta!
      Cara, não arrisca. Passa o ABGX antes de queimar.
      Eu passo mesmo que o uploader informe que a imagem tá OK.

      Excluir
  4. Uma duvida baixei o dvd da net, ja posso gravar direto ou tenho que fazer todo o procedimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo, sempre passe o abgx, mesmo que o uploader informe que a imagem esta OK!
      abs.

      Excluir
  5. SO 1 PERGUNTA COM LINUX DISPENSA TODO AQUELE PROCESSO DE DVD DE FILME OU SHOW PARA LIBERAR O CHAVE PRO WXRIPPER?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja bem, o tutorial refere-se a criar uma imagem de um disco paralelo, ok?
      Abs.

      Excluir
  6. hum entendi obrigado pela resposta sedan75

    ResponderExcluir
  7. Estou com problema na hora de passar o jogo pelo abgx , fala que nao tem o arquivo "video_41e69d0f.iso "
    Eu vi no tutorial a cima que tem como baixar, mais nao achei... tem outra solução para isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lucas. Na teoria seria só baixar e inserir no + do ABGX360.
      Mas como este arquivo não existe no site do abgx360, tbm não sei resolver.

      Dá uma olhada nesse tuto aki:
      https://www.horizonmb.com/threads/91809-Patch-XGD3-Games-LT-3-0

      Esse tuto foi indicado pra um downloader que baixou o game The Elder Scrolls V Skyrim e recebeu o mesmo erro/arquivo que você.

      Boa sorte.

      Excluir
  8. Gostaria de saber o procedimento para gravar os jogos de xbox 360 no linux com overburn ou truncado.

    Obrigado

    ResponderExcluir