2 de ago. de 2013

Emulando XBOX no Windows (video)

Ante de começar esta postagem, quero que você preste muita atenção no seguinte:


Existem 3 projetos de emuladores para o XBOX, mas não existe emulador de XBOX 360 e, mesmo que existisse, você precisaria ir jogar em algum computador da NASA.

Um emulador, em linguagem bem simples, funciona como um "tradutor". Ele apanha as instruções dos jogos numa determinada linguagem, "traduz" as instruções de forma que o computador "entenda", e reproduza o jogo como deve ser.

Esse processo de "tradução" demanda de muitos recursos. É por este motivo que se faz necessário uma máquina bem mais potente do que a máquina que está sendo emulada. Tome o caso, por exemplo do emulador de PS2. Não é qualquer configuração que consegue emular seus games.

Existem vários videos falsos no Youtube, em que se "ensina" a utilizar o emulador Xeon para se emular o X360. Mas nenhum deles mostra nem sequer um "pac-mam" sendo emulado. Por que? Porque o Xeon é emulador de XBOX, não de X360. Ou seja, o sujeito nem sabe do que está falando e intitula o video como Tutorial! xD

Então, aceite o fato: NÃO EXISTE EMULADOR PARA XBOX!

Agora, vamos para a segunda decepção: Emulador de XBOX.

O Xbox, é um console que precedeu o X360, e está a altura do Playstation 2, assim como o X360 está a altura do Playstation 3. Vários dos títulos lançados para Xbox também foram lançados para PS2 e, por sua vez, assim como o PS2, também possui jogos exclusivos.

Existem 3 projetos projetos de emuladores para o Xbox em andamento ha muito meses.
São o XEON, o CXBX, e o DXBX:
Tive problemas para emular os 2 primeiros, e a lista de compatibilidade de apenas 5 games jogáveis, me desanimou em procurar resolver os problemas.

Mas, consegui emular Petit Copter e Smashing Drive, dois jogos nada atraentes, no DXBX.

Para emular os jogos, deve-se conseguir as ISOs e transformá-las em arquivos XBE. Para isso, utilizei o aplicativo XISOManager:

Extração concluída, instale e execute o emulador DXBX, e indique o arquivo ".xbe".
File > Open Xbe:
Clique no PLAY e a emulação iniciará.

Veja um video do procedimento:



Downloads:
Baixar emuladores XBOX (One):

Baixar XisoManager (cinversor ISO x XBE):

2 comentários: