Embora no Brasil as visitas no Facebook continuem aumentando, em países como EUA, Canadá, Espanha, França, Alemanha e Japão o interesse pela maior rede social do mundo vem caindo.
Facebook registra 6 milhões a menos de visitas nos EUA |
Destes, os Estados Unidos registrou a maior queda, com 6 milhões de visitas a menos no último mês. Acredita-se que essa queda justifica-se com a questão de que, quem tinha interesse em possuir uma conta no Facebook, já o fez, logo, não se registra mais números expressivos de novas adesões.
Além disso, as pessoas querem algo novo. A prova é o crescimento de redes sociais alternativas como a Path, que ganhou 1 milhão de usuários em menos de uma semana após seu lançamento em novembro de 2010, e hoje já conta com 9 milhões.
Penso que outros fatores também colaboraram para o desinteresse pela rede social, como o aumento dos espaços para propagandas (em dispositivos móveis as propagandas disputam o espaço com as postagens), spans, cobranças para utilização de determinados serviços, além do compartilhamento de mensagens inúteis pelos próprios usuários.
Não acredito que aconteça, mas acredito na possibilidade de o Facebook acabar virando um Orkut. Enquanto isso, penso que ele continuará a ser uma ferramenta muito útil para centralizar informações, quer social, quer profissional, quer sejam noticias em geral. Quem você tem adicionado aos seus contatos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário