7 de jan. de 2013

Playstation 2 - Jogando suas próprias compilações pelo pendrive

Olá novamente, pessoal!

Atendendo a pedidos, realizei alguns testes e penso que fui feliz em encontrar uma maneira definitiva de jogar nossos próprios projetos no PS2, utilizando um pendrive. Para muitos, o procedimento a seguir não é novidade, e pode ser realizado com qualquer jogo de PS2, seja em CD ou DVD.



O ponto aqui, é mostrar que este procedimento foi o melhor que encontrei para jogar as compilações pelo pendrive, quer sejam de emuladores e roms, quer sejam de games do próprio PS2, quer sejam de jogos homebrews, etc.

Para este procedimento, iremos utilizar o OPL0.9, o USBExtreme, e qualquer projeto que você deve ter finalizado, com sucesso, claro. Se necessário, senha padrão: hotplug

Importante: Como deve ser sabido, o pendrive utilizado deverá ser formatado em FAT esse tipo de formatação não aceita arquivos maiores que 4 Gigas. De qualquer forma, mesmo que você tenha criado um projeto/imagem ISO com menos de 4 Gigas, não recomendo utilizar-lo no formato de ISO, e sim, dividir a imagem em partes utilizando o USBExtreme.

Por que? Porque vários dos testes que fiz utilizando imagens ISO, não funcionaram. Mas, tive sucesso utilizando as mesmas imagens divididas pelo USBExtreme.

Antes de começarmos e, antes que você me pergunte, não é possível substituir o USBExtreme pelo USB Util. Ambos os programas utilizam informações do arquivo System.cnf das imagens, mas o USB Util faz questão do ID correto do game (SLUS, SLES, SCES, etc) e, como sabemos, quase 100% das nossas compilações apontam para binários ".ELF" (Multi.ELF, BOOT.ELF, etc).


Porém, nosso amigo USBExtreme, "passa o trator por cima" e realiza a divisão da imagem sem reclamar ;)

Para efeito deste tutorial, utilizarei um projeto que não é meu, mas é bem conhecido por qualquer gamemaniaco proprietário de um Playstation 2, uma excelente compilação de shooters chamada SHMUPS, com 16 games num único projeto e com mais de 4.3 Gigas!

SHMUPS 16 X 1 - Compilação de Shooters + CodeBreaker 9.2 de brinde! xD
Bem, o USBExtreme não trabalha com arquivos ISO (nem tudo são flores), logo, ou você utiliza um disco com seu projeto gravado, ou monta a imagem com o UltraISO ou qualquer software com esta opção, como o Daemon Tools, por exemplo.


Utilizando o UltraISO na montagem da imagem:


Seta Vermelha: Clique no ícone "Montar unidade virtual" no painel;
Seta Azul: Selecione a imagem ISO desejada;
Seta Verde: Clique em "Montar".

Obs: Depois de concluir o procedimento, não se esqueça de desmontar a imagem, ou você não conseguirá excluí-la, editá-la, movê-la, etc.

Anote a letra da unidade virtual que armazenará a imagem ISO montada, no caso do exemplo acima, "unidade (I:)".


Utilizando um disco na unidade de discos:

Coloque o seu projeto na unidade de discos, execute o USBExtreme e observe a explicação abaixo:


VERMELHO: Selecione a unidade de disco, se estiver utilizando uma imagem montada, selecione a unidade virtual. ("I", no exemplo)

AZUL: Selecione o tipo de mídia da sua compilação - Oh, não! Você criou uma compilação em CD?! he he he he...

ROSA: Nos tutoriais passados, eu sempre recomendei criar uma pasta de projetos, certo? Pois é, contrariando, desta vez, você deverá indicar uma unidade do HD. Se tiver uma partição só para arquivos, eu recomendo que utilize.

VERDE: Digite um nome de referência para sua compilação. Este nome, estará disponível no menu de jogos do OPL. Não sei quantos caracteres podem ser incluídos no nome, não testei. Mas, recomendo não escrever uma carta!

MARROM: Clique em Start! dãããã...

LARANJA: "Start Install?" - SIM!
Não se preocupe, isso não vai "instalar" nada na sua mákina, vai apenas copiar a imagem ISO "aos pedaços" de 1 Giga na partição indicada:


Na imagem acima, você pode ver o progresso de criação dos arquivos. Eles serão numerados na extensão, iniciando por "00", exemplo:

ul.D9BFE319.MULTI.ELF.00
ul.D9BFE319.MULTI.ELF.01
ul.D9BFE319.MULTI.ELF.02
ul.D9BFE319.MULTI.ELF.03
ul.D9BFE319.MULTI.ELF.04

Agora, note que aparece escrito "Multi.ELF" no nome da imagem!
Você sabe dizer por que?!
Sim, porque como já vimos no início, o USBExtreme utiliza informações do arquivo System.cnf. Ou seja, esta compilação SHMUPS é exatamente um projeto multiDVD que já aprendemos a criar, e podemos afirmar que o arquivo System.cnf aponta para o binário Multi.ELF, responsável pelo menu deste multiDVD.

Podemos saber, então, que se utilizarmos uma imagem de um game qualquer do PS2, em vez de "multi.elf", verteria o ID do game ;)

Mas e aquele arquivo "ul.cfg" que tem 0KB?
Bem, ele tem 0KB, AINDA.
Após a conclusão da cópia, ele conterá uma pequena informação de cada game copiado com o USBExtreme.

Este pequeno arquivo é muito importante. O USBExtreme utiliza-o para informar quais os games foram convertidos "aos pedaços".
Logo, ao se desfazer dos arquivos de uma imagem, nunca delete os "pedaços" convertidos pelo USBExtreme.

Se desejar deletar algum game da compilação, utilize o próprio USBExtreme para isso, pois desta forma, o próprio USBExtreme se encarregará de remover o game selecionado e de reconfigurar o arquivo "ul.cfg".

Tome por exemplo o backup do conteúdo do meu pendrive, no meu HD da minha mákina:


Note que tenho vários jogos no pendrive, inclusive a própria compilação do SHMUPS. Para remover qualquer um destes jogos, devo utilizar o próprio USBExtreme:


Basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar "Delete".
Note que também é possível Renomear o game ou Copiá-lo.
"Copiá-lo"?! SIM! Vejamos mais detalhes sobre esta opção.

Mais sobre o arquivo "ul.cfg"
Já vimos que o USBExtreme utiliza o arquivo ul.cfg para encontrar os jogos convertidos disponíveis para serem transferidos para um pendrive.

Ele não reconhece um "SHMUPS_16X1" e nem um "ul.D9BFE319.MULTI.ELF.00". É o "ul.cfg" quem informará à ele sobre esses arquivos ou jogos. Por este motivo, somente adicione e remova games, utilizando as opções no USBExtreme.

Outro programa que utiliza o arquivo "ul.cfg" para identificar os games contidos num pendrive é o OPL. Um "ul.cfg" desconfigurado, poderá informar a erroneamente a disponibilidade de jogos inexistentes no pendrive, ou deixar de informar jogos disponíveis.  

Por este motivo, para adicionar games, é importante que você possua ao menos 2 partições na mákina. Uma para conter o backup do seu pendrive, e outra para criar novas imagens convertidas pelo USBExtreme com seu respectivo arquivo "ul.cfg".

Ao copiar uma nova imagem para o backup do seu pendrive no HD, o USBExtreme "fundirá" ambos os arquivos "ul.cfg" num único arquivo, configurando-o corretamente com o game adicionado. Veja:


Se desejar adicionar um game, converta-o com o USBExtreme em uma partição diferente da partição que contém o backup de jogos do seu pendrive. 

Após a conversão, clique com botão direito sobre o novo game convertido, selecione "Copy" e informe a partição com o conteúdo de backup do seu pendrive.

Desta forma, você poderá colecionar os arquivos convertidos das suas images e de seus respectivos arquivos "ul.cfg" em diretórios distintos no seu computador e, adicioná-los ou removê-los conforme desejar.

Mas, por que eu falo tanto em backup de games do pendrive?

Simples: ESQUEÇA A DESFRAGMENTAÇÃO!
Isso são tempo e trabalho perdidos.
Além disso, a desfragmentação exige que você deixe um grande espaço livre de pelo menos 15% no dispositivo. Num pendrive de 16GB isso é equivalente a 2,4GB! Ou seja, além de perder tempo e trabalho, você também perde espaço útil para a gravação de mais jogos no pendrive!

Já se sabe que os games não podem estar fragmentados num pendrive, ou o OPL poderá apresentar a famosa "tela branca" de imagem fragmentada

Mas, a questão da fragmentação é mais ampla. Vejamos:

Suponha que a figura abaixo seja seu pendrive:


Agora, você adicionou sequencialmente 1 game em CD + 1 game em DVD + 1 game em CD, deixando-o assim:



Mas, você não satisfeito, remove o game em DVD:



Vai utilizar o desfragmentador, e é informado por este que o dispositivo "não necessita ser desfragmentado".

E, não mesmo!

O CD em vermelho começa e termina em sequencia.
O mesmo com o CD em Azul.

Não precisa mesmo de desfragmentação!

Mas, por que diabos, então, o CD azul dá tela branca no OPL?!

Ok, se o desfragmentador "diz" que não precisa desfragmentar, então, vamos aproveitar o espaço pra inserir um outro jogo em DVD (rosa), que acaba sendo um pouco maior que o verde:


QUE M**** ACONTECEU?!
Por que imagem ficou dividida em 2 partes?!

Leva o pendrive pra desfragmentação, mas novamente o desfragmentador exibe a mensagem: "O dispositivo não precisa ser desfragmentado"!

Não precisa, mas dá tela branca tanto no DVD rosa quanto no CD azul!?

NÃO PERCA TEMPO COM DESFRAGMENTAÇÃO!
Mesmo que dê certo, você perderá mais tempo desfragmentando o dispositivo que regravando todos os games após uma formatação!

Defina muito bem os games que vão para o pendrive, formate-o, copie os games para ele, e sossegue! Se deseja trocar os jogos, formate seu pendrive e recorra ao seu backup!

Depois que definir os jogos que vão pro pendrive, de converte-los devidamente com o USBExtreme e formatar o pendrive (FAT), utilize as instruções deste tutorial para gravar o OPL no pendrive caso o ModChip do seu PS2 seja Thunder Pro, ou gravar o OPL no Memory Card caso o ModChip seja Matrix.

Agora, copie todos os arquivos das imagens pro pendrive:



Menu do OPL:
Nomeei o SHMUPS como SHOOTER
-- EDITADO

Quanto a desfragmentação, recomendo a utilização do programa Deflaggler, para desfragmentar apenas os arquivos fragmentados do dispositivo que você vai utilizar no console, seja pendrive ou HD. Lembre-se de deixar um bom espaço para proceder com a desfragmentação que é um processo de moção de arquivos.

Link sugerido para o Deflaggler: http://download.piriform.com/dfsetup219.exe

90 comentários:

  1. Então quer dizer que, mesmo desfragmentando o jogo, ele não vai funcionar? E eu perdendo meu tempo aqui ¬¬. A versão 0.9 do OPL informa que o jogo está fragmentado antes mesmo de iniciar, e eu acretitando ia lá no computador, no desfragmentador, "0% fragmentado", se eu soubesse, nem perderia meu tempo.

    Mas, sobre o tuto, ele está muito bom, e essa maneira de rodar o multidvd também serve para testar o projeto, caso o pc não suporte o pcsx2, ou o próprio não esteja abrindo.

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, cara... Quanto tempo já perdi com essa porcaria de desfragmentação, pra depois espetar o pendrive no console e o OPL me dizer que algum game está fragmentado!

      Melhor definir todos os jogos que vão ficar por um bom tempo no pendrive, formatá-lo e passar tudo de uma vez.

      A ideia de usar "macete" pra testar uma compilação antes de queimá-la, é ótima!

      Excluir
  2. ola amigo eu baixei o PS2 - NeoGeo/CD - Projeto:
    FINAL mas nao estou conseguindo extrair os arquivos você poderia me ajudar? desde ja obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque todos os arquivos baixados no mesmo diretório e instale o 7Zip:
      http://www.baixaki.com.br/download/7-zip.htm

      Apóps a instalação, clique com botão direito no primeiro arquivo e selecione > &Zip > Extrair Aqui, insira a senha, e aguarde a extração da imagem que deverá ser queimada em DVD.

      Senha: hotplug

      Excluir
  3. ola amigo então eu fiz tudo como você disse mas esta dando um erro que diz impossivel extrair arquivos no formato desconhecidos ou estao danificados eu ja baixei os arquivos 3 vezes e continua dando isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      FATO: Os arquivos não estão corrompidos, haja vista que já foram baixados mais de 800 vezes.

      Pode ser que alguns arquivos tenham se corrompido durante o download, e você precisa baixá-los novamente. Pra verificar a integridade dos arquivos, utilize o arquivo com extensão MD5 incluso no download.

      Instale o programa do link abaixo:
      http://www.baixaki.com.br/download/md5sum.htm

      Arraste todos os arquivos para um único diretório, e clique no arquivo .md5 do download.
      Verifique quais os arquivos estão corrompidos e baixe-os novamente.

      Certifique de ter baixado todos os arquivos, pois a falta de um dos arquivo gera esse erro que está visualizando.
      Certifique-se de ter uma versão atualizado do 7Zip instalado no sistema e de ter espaço no HD para a extração da imagem de aproximadamente 1.8 Gigas.

      Boa sorte.

      Excluir
  4. Ola Sedan,
    Eu utilizo o OPL 0.9 e jogo no pendrive, utilizo imagens em ISO, ja fiz varios teste, e trago aki para os demais minhas experiencias.
    Desfragmentaçaõ : Se vc quer desfragmentar utilize o Auslogics Disk Defrag, funciona, esqueça o nativo do windows, se após o processo ainda houver fragmentos, então vc tem q formatar o pendrive e colocar os jogos novamente.Formate, passe o jogo pro pendrive e pronto ele ja ta desfragmentado,esse metodo TAMBÉM funciona para imagens em ISO. Sobre o post, o pendrive deve ser formatado em FAT32, testei USBExtreme com a compilação do NeoGeo CD e deu erro : cannot white file!
    O USBUtil, é a evolução do USBExtreme, um programa completo com varias funções,dentre eles a de gerenciar(instalar,excluir,mover,copiar)os jogos no formato ul.cfg, em qualquer pasta, ou drive,( testei com o meu celular )eliminando a necessidade de uma pasta exclusiva para back-ups de pendrive.
    Uma dúvida, quais os jogos vc testou e so funcionou no formato ul.cfg?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo!

      Desfragmentação: "se a pós o processo ainda houver fragmentos, então você tem que formatar o pendrive", e é exatamente esse tempo perdido que queremos evitar, já definindo de uma única vez os jogos que irão para o pendrive formatado.

      O USBUtil é um programa mais recente que o USBExtreme, mas para usar com compilações, não serve pelo motivo mencionado no tutorial.

      Não me lembro de todos os games que não funcionaram em ISO e funcionaram em ul, mas posso mencionar 2 deles: Teeken TAG e Street Fighter Ex 3.

      Abs.

      Excluir
    2. Olá Sedan.
      Obg pelo retorno, e parabéns pelo blog.
      Agora to usando a opção de jogos em rede PS2/PC através do OPL, testei conexão direta e também conexão via roteador, ambos funcionarão perfeitamente, tava jogando Castlevania Curse of Darness pelo pendrive e na hr dos videos dava umas travadinhas, já jogando em rede roda liso e até o loading ficou mais rapido.

      Excluir
    3. Sedan75, vc teria ainda a iso desse Street EX3? Já baixei várias versões, mas nenhum roda no OPL. É o unico jogo que não consegui rodar até hoje.

      Excluir
    4. Olá. Experimentou alterar os modos de compatibilidade?

      Excluir
  5. Ohayo...Me desculpe ADM.POR TÉ INCOMODAR MAIS UMA VEZ...Mas eu fiquei em duvida em uma coisa o Pendraiver tem que ser formatado em FAT... OU FAT32...

    Ohayo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      FAT32! É que o modelo FAT de formatação, é praticamente extinto, por isso nem fui específico :)

      Abs.

      Excluir
  6. Ola sedan eu ñ conseguir extrair os arquivos teria com vc upar no formato .rar os arquivos? Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Instale o 7ZIP. Somente o OPL necessita ser extraído. Não esqueça da senha. O USBExtreme basta executar, não está compactado.

      Boa sorte.

      Excluir
  7. E ai sedan blza, bem to com 2 dúvidas a primeira é, fazendo deste modo para colocar os jogos no pendrive acaba a necessidade de criar uma pasta com o nome de DVD e uma pasta com o nome de CD no pendrive e ter que colocar os jogos respectivos de cada um no seu lugar? E a segunda dúvida é, o que significa essas pastas no seu pendrive a CFG e a VMC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dário!

      Sim, se você gravar as ISOs no pendrive utilizando o USBExtreme, não deverá criar os diretórios DVD e CD na raiz do pendrive.

      CFG e VMC são arquivos de configuração criados automaticamente no pendrive pelo OPL.

      Excluir
  8. legal seu blog, aceita parceria???
    http://turbogamedicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. cara não entendi a parte que vc disse que se deve montar a imagem em iso com o ultra iso ou usbutil e depois desmontar a imagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anonimo!:/

      Bem, quando eu digo para "montar" uma imagem ISO, kero dizer que você deve simular essa imagem funcionando como se ela estivesse gravada em disco, dentro do drive de discos da sua mákina, ou seja, simulando um driver de discos.

      Dessa forma, você poderá extrair corretamente os arquivos utilizando o USBExtreme.

      Veja mais detalhes de como montar sua imagem neste tutorial AQUI.

      Boa sorte! :)

      Excluir
  10. Tira uma dúvida, fiz todo o processo, blz, comecei a jogar e me dei conta que estava faltando alguns jogos, escrevi todos, coloquei o HD no PC e verifiquei que faltava vários e todos com a identificação SLUS não aparecem no OPL9 e também não aparecem no ULTRAISO, somente no Windows Explorer, com pode isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigão...

      Poderia explicar melhor? Não entendi muito bem.

      Excluir
  11. Olá, parabéns pelo site..

    amigo, o meu ps2 não reconheci os jogos que eu coloquei no pendriver. Eu fiz todo o processo com o USBEXTREME mas o ps2 n reconhece o jogos, não aparece nada.. se poder, me ajuda ai.. Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo... ¬¬

      Respoda algumas pergutas:

      - Qual o desbloqueio do seu console?
      - Antes de qualquer gravação, você formatou o pendrive com o formato FAT32?
      - Você criou um diretório BOOT no pendrive?
      - Você gravou o OPL renomeado para BOOT.ELF dentro do diretório BOOT do pendrive?
      - Você gravou o arquivo "ul.cfg" junto com o jogos?
      - Como foi que você renomeou as ISOs?

      Excluir
  12. segui essas dicas com o pack de emuladores com 7 mil e poucos jogos e nem aparecu no opl 0.9, ajuda por favor!!

    ResponderExcluir
  13. O arquivo ul.cfg nao aparece nos jogos multiloader pq?

    ResponderExcluir
  14. O ARQUIVO UL.CFG SOME NOS JOGOS DE MULTILOADER PQ? ME AJUDA

    ResponderExcluir
  15. Quando eu vou compilar um jogo multiloader no usb extreme o arquivo ul.cfg ele desaparece quando termina de carregar e quando vou testar no opl o jogo nao aperece pq? me ajuda pfff

    ResponderExcluir
  16. Cara, eu to com pro aqui, toda vez que vou uasr o usbextreme para separar os jogos, ele sempre informa no final que deu error e eu ja nao sei mais o que fazer...eu monto a imagem no poweriso e começo a converter, no final error affz!

    ResponderExcluir
  17. Cara, preciso de ajuda para converter o final fantasy 12 zodiac edition, eu baixei em varios locais diferentes e quando vou para o usbextreme e começo a converter no final ele da error e some com os arquivos do pc,antes de salvar eles, se puder me ajudar vlw mesmo ai, e parabens pelo site, ficou massa ^^!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anonimo.

      Vejo 2 possibilidades.

      1 - A imagem do FFXII tá bixada. Pode ser que vc tenha baixado a mesma imagem de repos diferentes.
      Já keimou ela em disco e testou no console? Ou ao menos no emulador?

      2 - O USBExtreme tá bixado. Baixe-o novamente.

      Sucesso.

      Excluir
  18. Olá, Jose Antonio.

    hmm... será que seu USBExtreme não tá bixado?
    Por que nao baixa novamente?

    Ei, por que não usa o UltraISO pra montar suas imagens?

    Sucesso.

    ResponderExcluir
  19. Joseri

    Jeito super fácil de jogar suas compilações do multiloader ou outro no OPL 0.9.1, com a função “CUSTOM ELF”, sem precisar modificar nada dentro da “ISO” e nem usar o USBExtreme. Não sei nada mais fácil que isso que vou mostrar agora com um vídeo e um link.

    Vídeo: https://www.youtube.com/channel/UCqe4tsPMQkMUgToNBcX-wFA/videos?view=0&sort=dd&live_view=500&flow=list

    Link: https://mega.co.nz/#!iUdD2Igb!A6OR4HCkKwzrUPoT1m8oIXMyBINCYl6kz2w_yJvqInM

    ResponderExcluir
  20. Ola Sedan...

    Otimo Post Kra... Estou voltando as antigas do PS2 devido a uns problemas com meu PC pq uso ele mais para Jogar...

    Vi que temos que colocar a imagem feita pelo USBEXTREME no pendrive/HD... E fica muito complicado deixa akele monte de arquivo, pois tenho obscessao por deixar as coisas fora do padrão... Nao sei se ja perguntaram aki mas tem como criar subdiretorios dentro do dispositivo para deixar organizado e se reconhecido pelo OPL pois vi que ele nao reconhece se deixar em pasta separadas...

    Aguardo resposta... Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joseri

      As novas configurações "USB prefix path" ou em português "Prefixo de caminho USB" e "ETH prefix path" ou em português "Prefixo de caminho ETH" do OPL 0.9 ou OPL 0.9.1. Servem para pré-configurar uma pasta para você colocar todos os arquivos relacionados ao OPL dentro dela e esquecer a raiz do pendrive ou em rede no sistema NAS que não aceita arquivos na raiz.

      Exemplo: Você cria uma pasta no pendrive com qualquer nome, exemplo "ps2" (sem aspas), ai você vai lá em "USB prefix path" ou em português "Prefixo de caminho USB" e digita só o nome da pasta do exemplo ai em cima "ps2" (sem aspas), e salva as configurações, agora coloca tudo que está na raiz relacionado ao OPL (as pastas ART, APPS, THM, DVD, CD, os jogos no formato usbutil ou usbextreme) dentro da pasta "ps2" (sem aspas) que você criou no pendrive, porque a parti de agora o OPL só vai reconhecer esta pasta e vai esquecer a raiz do pendrive, até as pastas CFG e VMC vão ser criadas dentro da pasta que você configurou, a “ps2” (sem aspas).

      Excluir
    2. Joseri

      Já que você “Anderson” quer uma forma de organizar seus jogos, pode fazer como eu, criei um arquivo de texto e nele, coloquei os nomes e as partes dos jogos que tenho, no arquivo existe o nome de cada jogo, e também o arquivo de início do jogo (de) e o arquivo final do jogo (ao), os que tem um só pedaço, está assim (só um) e os que tem um só pedaço e só funciona no pendrive ou HD interno (não funciona em rede) do ps2 coloquei assim (só pendrive um) e coloquei também os nomes dos executáveis na frente, para colocar nos ícones, covers e backgrounds (obs: não uso ícones e covers, só uso backgrounds para ilustrar meus jogos, também não uso temas no opl, mesmo se usasse, os backgrounds iriam cobrir o tema) dos jogos.

      Criei este arquivo de texto, para organização e para quando um amigo meu, pedir para copiar um jogo que está divido, vou lá na relação e vejo o arquivo de início e o arquivo final do jogo e copio junto com o arquivo “ul.cfg”, depois abro o arquivo “ul.cfg” com o “USBUtil” e deleto os outros nomes dos jogos, deixando só o jogo que o cidadão pediu.

      Link do meu arquivo, com o meu exemplo de organização de jogos do ps2 no formato “USBUtil” ou “USBExtreme”:
      https://mega.co.nz/#!LckHGRbB!LyALdQaIzK5XQaAT1iftvE0GLjEVTvHufRyrOcD10k8

      Obs1: Os arquivos únicos da minha relação, são jogos em CD nos formatos bin e cue que converti para os formatos “USBUtil” ou “USBExtreme”, são jogos pequenos.

      Obs2: O jogo “RUMBLE_RACING” da minha relação, não funciona pela rede e nem com o “OPL 0.9.1”, só funciona no “OPL 0.8”, via “USB e HD interno”, com os modos de compatibilidade “3 e 7” ligados.

      Obs3: O jogo “SUPER_BUST_A_MOVE_1” da minha relação, não funciona em nenhuma das versões do “OPL”, só funciona via “USB_ADVANCE”. O jogo “SUPER_BUST_A_MOVE_2” não consegui fazer funcionar em nenhum destes programas, pelo “USB_ADVANCE” até que roda, vejo os menus e tudo, mas, quando coloco para jogar, o jogo trava. Quem souber como fazer para que este jogo “SUPER_BUST_A_MOVE_2” funcione com qualquer uma das versões do “OPL” ou “USB_ADVANCE”, me avise como, porque não consegui.

      Excluir
  21. cara na hora do start no usb extreme aparece assim "source drive is invalid"
    o q eu faço?? O.o
    ja tinha usado ele uma vez e deu certinho, mas agora quando eu queria passar o gta san andreas e os mercenarios 2 pro pen drive ñ ta dando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joseri

      joao paulo monteiro, acho que você não precisa converter os jogos normais (sem ser compilações MultiLoader) para o formato "USBExtreme", deixe no formato "ISO" mesmo e acrescente o executável principal da sua versão do jogo na frente no nome da "ISO" e salva numa pasta renomeada com o nome “DVD”. Este método é só para jogos com até 4GBs de tamanho, os jogos que você está mencionando, gira na faixa de 2,5 a 3GBs. Testa para ver se funciona.

      Versões de executáveis " Grand Theft Auto San Andreas" que você pode encontrar dentro da sua "ISO" usando o programa "ULTRAISO" ou outro:

      US SLUS_20946
      EU SLES_52541
      JP SLPM_65984

      Versões de executáveis "Mercenaries 2 World in Flames" que você pode encontrar dentro da sua "ISO" usando o programa "ULTRAISO" ou outro:

      US SLUS_21650
      EU SLES_54997
      JP SLPM_55110


      Se você quiser saber os executáveis principais de outros jogos para pesquisar na internet e baixar a versão do jogo que você quiser, procure neste site:

      www.gamefaqs.com

      Exemplo: www.gamefaqs.com/ps2/914983-grand-theft-auto-san-andreas/data


      Exemplo de como ficaria o nome da “ISO” que você vai colocar na pasta DVD dentro do pendrive, usando a versão USA do jogo "Grand Theft Auto San Andreas":

      SLUS_20946.GTA_SAN_ANDREAS.iso


      Se você quiser (NÃO é obrigatório), dê uma olhada neste canal do youtube e baixe os links com tutoriais e programas.

      https://www.youtube.com/channel/UCqe4tsPMQkMUgToNBcX-wFA/videos?view=0&flow=list&live_view=500&sort=dd

      Excluir
  22. ola boa tarde a todos gostaria de saber como rodar codebreaker do opl em jogos gravado no pen driver

    ResponderExcluir
  23. ola boa tarde como rodar o codebreaker do opl no jogo no pen driver

    ResponderExcluir
  24. ola boa tarde a todos gostaria de saber como rodar codebreaker do opl em jogos gravado no pen driver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom acho que não funfa isso! pois o codebreaker vai precisar dar boot no dvd que esteja no drive , tá mais cade o dvd do jogo ? viu porque , ao usar opl estamos partindo para midias virtuais não há mais um game gravado num disco , e sim dados armazenados em uma memória , precisaria de outro programa que ativa - se cheats e após disso liga-se o opl pra então funcionar!
      mas você pode procura por saves games e passar para memória card com o ulaunchelf!
      ou baixe a compilação RETRO GAMES + APPS la no site , há um pacote com varios saves games prontos só copiar para memoriar card o que desejar
      http://multiarquivos.weebly.com/compilation-ps2.html

      Excluir
    2. http://hotplugdicas.blogspot.com.br/2013/09/ps2-instaladores-ferramentas-apps.html

      Um dos vídeos, mostra o codebreaker modificado para funcionar com o OPL renomeado para BOOT.ELF no memorycard, mas, isso não impede que você use esta mesma versão do codebreaker para colocar cheats em DVDs de jogos gravados, como? Vou explicar:

      1- Com o PS2 desligado, coloque o DVD do jogo que você quer usar os cheats;
      2- Ligue o PS2 com o botão R1 (no matrix) pressionado e aguarde iniciar o OPL ou uLaunchELF (depende de qual você renomeou para BOOT.ELF);
      3- Você vai abrir o OPL (com o codebreaker na aba aplicativos) ou o uLaunchELF, e executar o codebreaker;
      4- Selecione o cheats e depois clique em “Start Game”, neste momento, o codebreaker modificado vai procurar o arquivo BOOT.ELF no seu memorycard (que pode ser OPL ou uLaunchELF);
      5- Quando voltar, no OPL (com o uLaunchELF na aba aplicativos) ou no próprio uLaunchELF, execute o uLaunchELF, depois vá em MISC, agora escolha a opção OSDSYS (esta opção “OSDSYS”, só aparece em versões mais recentes do uLaunchELF, exemplo: uLaunchELF_v4.42d), se não existir DVD no drive, vai para tela rotina de pesquisa, se existir DVD, o jogo vai ser executado imediatamente, e os cheats pré-selecionados irão funcionar normalmente.

      Excluir
  25. Também gostaria de saber como posso rodar cheats usando o codebreaker tudo no pendrive os jogos tudo no pendrive o codebreaker, o ulaunchelf e o opl tudo no pendrive. Como faço isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://hotplugdicas.blogspot.com.br/2013/09/ps2-instaladores-ferramentas-apps.html

      Um dos vídeos, mostra o codebreaker modificado para funcionar com o OPL renomeado para BOOT.ELF no memorycard, mas, isso não impede que você use esta mesma versão do codebreaker para colocar cheats em DVDs de jogos gravados, como? Vou explicar:

      1- Com o PS2 desligado, coloque o DVD do jogo que você quer usar os cheats;
      2- Ligue o PS2 com o botão R1 (no matrix) pressionado e aguarde iniciar o OPL ou uLaunchELF (depende de qual você renomeou para BOOT.ELF);
      3- Você vai abrir o OPL (com o codebreaker na aba aplicativos) ou o uLaunchELF, e executar o codebreaker;
      4- Selecione o cheats e depois clique em “Start Game”, neste momento, o codebreaker modificado vai procurar o arquivo BOOT.ELF no seu memorycard (que pode ser OPL ou uLaunchELF);
      5- Quando voltar, no OPL (com o uLaunchELF na aba aplicativos) ou no próprio uLaunchELF, execute o uLaunchELF, depois vá em MISC, agora escolha a opção OSDSYS (esta opção “OSDSYS”, só aparece em versões mais recentes do uLaunchELF, exemplo: uLaunchELF_v4.42d), se não existir DVD no drive, vai para tela rotina de pesquisa, se existir DVD, o jogo vai ser executado imediatamente, e os cheats pré-selecionados irão funcionar normalmente.

      Excluir
  26. eu também perdi tempo com a desfragmentação e não adiantou de nada

    ResponderExcluir
  27. Ola!

    Vocês poderiam me explicar como eu posso passar musicas de um computadpr para um jogo de ps2? Exemplo: eu jogo WWE SMACKDOWN X RAW 2011, e fiz alguns "Wrestlers" para ser usados em lutas, mas preciso da musica de cada um para ser iniciado... podem me explicar como se faz?

    Agradeço desde já.

    Erick Araújo

    ResponderExcluir
  28. Muuito obrigado pelas informações amigo, esse programa e muito melhor do que eu pensei, ja rodei muitos jogos aqui e o desempenho e igualzinho a rodar-lo pelo dvd (exceto pelas intros e cutscenes que passam todas pipocadas.

    Porem tive problema com o jogo Kill Switch, o logo da namco demora um seculo para passar, so disse caso alguem teve o mesmo problema.

    ResponderExcluir
  29. Ola sedan, vc teria uma explicação sobre como colocar imagens para as compilações?

    Quanto ao problema da desfragmentação, basta colocar todos os seus jogos em cd primeiro que os jogos em dvd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola.
      por favor, utilize um nome ou nick para comentar.
      eu recomendo salvar os arquivos por tamanho, sendo os maiores primeiro.
      no caso de um pendrive com games em cd e dvd, primeiro em DVD, depois em CD, depois os arquivos de configuração.
      Mas, antes de iniciar a gravação, eu formato o pendrive a nivel zero, evitando resíduos de arquivos antreriores que podem haver mesmo depois de uma formatação simples em FAT32, e pra isso você precisa de um programa específico, não serve a opção de formatação do sistema.

      Recomendo o HDD Low Level Format Tool.

      Depois de você aplicar a limpeza do pendrive com esta ferrramenta, você pode utilizar a opção de formatar do sistema em FAT32.

      Excluir
  30. ola amigo, veja se vc me ajuda, é que o usb extreme cria o arquivo UL.CGF, enquanto ta copiando o jogo o arquivo fica lá, mais quando termina de copiar o arquivo UL.CFG some, tentei colocar o jogo só adicionando em outro UL.CFG mais o jogo não aparece.............agradeço a sua ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendo, bro.
      Explica melhor...

      Excluir
    2. bom dia, o arquivo UL é excluido assim que o processo do USBextreme acaba, enquanto o processo esta sendo executado o arquivo ta la, mais depois ele some

      Excluir
  31. Olá Sedan, bom dia.

    Foi lançada uma versão do OPL (E2OPL) que abre HD/pendrive formatado em EXT2. Este formato não requer desfragmentação e não tem limite de tamanho de arquivo ou disco. Você sabe se o USBExtreme reconhece?.

    Obrigado e parabéns pelo post.
    FSN



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Testei esta versão e, embora o pendrive formatado com EXT2 tenha sido reconhecido normalmente pelo E2OPL, nenhum game que testei arrancou... Estou esperando uma versão mais atual.


      Pra utilizar o E2OPL, você deve criar no pendrive pastas CD e DVD e inserir as respectivas ISOs nelas, em vez de usar o USBExtreme.

      Nomeie as imagens desta forma, como exemplo:
      SCUS_974.72.COLOSSUS.ISO

      Veja mais neste link:
      http://hotplugdicas.blogspot.com.br/2012/05/rapidinha-jogando-iso-pelo-pendrive-no.html

      Abs.

      Excluir
  32. eu fiz tudo certinho baixei o jogo e deixei no formato de iso e depois fiz o processo do USBextreme, mais quando passei pro pendrive e coloquei e botei no ps2 ele apareceu ai fui abrir e apareceu uma mensagem em ingles dizendo que nao estava desfragmentado. o que faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juniior.

      Se você formatou realmente o pendrive antes de compiar os arquivos criados pelo USBExtreme, pode ser que não seja problema de fragmentação, e sim com a criação do arquivo ul.cfg. Troque o nome jogo, utilize caracteres simples, evite #, *, &, $, %, Ç, ã, Ã, Ô, etc, no mome do arquivo.

      Excluir
  33. O NOME DOS AQUIVOS NÃO TEM .ELF ANTES DO "00" "01" "02" ...... ISSO É NORMAL NÃO VAI DAR ERRO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Nino.

      Quem cria estes arquivos é o USBExtreme, por isso não existe as extensões.

      Excluir
  34. Com o multi de emuladores ñ da certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, dá.
      Tem uma postagem ilustrada e com video ensinando.
      Dá uma procurada no blog.

      Abs.

      Excluir
  35. cara você tem canal no you tube gostei muito desse seu site se tiver manda o link ai por favor

    ResponderExcluir
  36. cara você tem canal no you tube se tiver manda o link ai por favor

    ResponderExcluir
  37. cara se você tiver um canal no you tube manda ai por favor

    ResponderExcluir
  38. Cara há um problema, quando eu converto o Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 pelo Usbextreme, aparece os arquivos ulSlus, porém não aparece o arquivo ul.cfg , e esse erro só ocorre com o Naruto, já tentei copiar com CD de PS2 comprado e gravado já, tentei fazer isso com a ISO baixada da net e emulada, nada deu certo, poderia me ajudar? Eu gostaria muito de jogar Naruto pelo Pendrive, pois meus ultimos 3 cds pararam de funcionar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, King.

      Bem, não imagino porque isso possa estar acontecendo...
      O que posso sugerir à você editar o ul.cfg manualmente com o bloco de notas.

      Eu já fiz isso, não me lembro por qual motivo, mas funcionou.

      Boa sorte.

      Excluir
  39. Para não da arquivo fragmentado no opl e necessário passar todos os jogos de uma só vez??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode passar de uma só vez, evitando a fragmentação, ou usar o Deflaggler para desfragmentar somente os arquivos fragmentados do dispositivo.
      Veja o link no final da postagem para download do Deflaggler.
      Lembrando que este processo é um pouco mais demorado.

      Abs.

      Excluir
  40. Ai mano fiz tudo certingo com gta sa, usei o usb ultil, carrega a catcenes mais quando comeca a tocar a musica para , e fica la , tem como resolvar isso ( ja desfragmentei o game) vlw

    ResponderExcluir
  41. Conforme o tutorial, recomendo utilizar o USBExtreme, em vez do USBUtil.

    ResponderExcluir
  42. muito bom seu blog cara achei vários matérias que estava procurando sobre o ps2 parabéns e continue com esse seu ótimo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  43. Converti o gta san andreas mas ele trava quando termina o loading pq?

    ResponderExcluir
  44. Bom dia!
    sempre usei o desfragmentador e sempre deu certo pois eu uso um hd externo e tem muito jogos para formatar ele precisa de um programa para fat32 e como são muitos jogos eo hd do pc é menor que o externo fica complicado ter que copiar os jogos.
    No desfragmentador eu seleciono desfragmentar somente e é normal ele informar desfragmentação 0% no início despois no final ele informa concluído, desse jeito sempre deu certo, porque até mesmo o windows possui um desfragmentador integrado, se eu fosse ter que retirar todos os jogos precisaria de um outro hd para copiar e depois formatar.
    Depoi de desfragmentar consigo jogar os jogo novamente. Isso também é possível com o pendrive.

    ResponderExcluir
  45. Ola sedan75 preciso muito de sua ajuda pois johavar voa usb pelo hd tinha mais de 25 jogos ai eu pegeui um pendrive q tinha 3 jogos incluindo medalha de honrra e dentre esses 3 jogos la estava ul.cfg ai eui copiar o medalha de honrra so que quando eu fui copiar não foi pelo uabe extreme não copiei normal so q copiei tbm o ul.cfg do pendrive e com isso acabou substituindo o ul.cfg q tava no meu hd externo e agora os jogos nem tão aparecendo no play 2 o unico q aperece é o medalha de honrra q copiei soq eu quero muito meus jogos de volta, mais não consigo recuperar pq o ul.cfg foi substituindo por favor me ajuda como faço p recuperat todos aqueles jogos tem como??? Mea juda ai por favor..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sedan75
      To com o mesmo problema do colega a cima(substituir o arquivo ul.cfg)
      queria saber se tem como vc me enviar a solução para esse problema
      obrigado
      itagames.net@gmail.com

      Excluir
    2. Ola Sedan75
      To com o mesmo problema do colega a cima (substituir o arquivo ul.cfg sem querer), entao queria saber se tem como vc me enviar a solução q vc envio para o cara ai
      obrigado
      itagames.net@gmail.com

      Excluir
    3. Olá, João... não ha muit o que se fazer, não existe, propriamente um editor de arquivos UL, pelo menos, não que eu saiba.
      O que eu tenho feito, e recomendo, é editálo com o editor de texto NOTEPAD++ gratuito.
      Experimente utilizá-lo.
      Boa sorte.

      Excluir
  46. Pode fazer NeoGeo/CD - Projeto: FINAL já pronta para o opl

    ResponderExcluir
  47. Não está aparecendo o arquivo ul.cfg ao terminar de particionar no meu usbextreme.

    ResponderExcluir
  48. Alguem sabe me dizer pq quando eu passo um jogo no hd o outro some?so da pra por um jogo n hd

    ResponderExcluir
  49. Olá Sedan75, tudo bem? este método do pendrive, também pode ser aplicado no HD do Playstation 2 FAT?

    ResponderExcluir
  50. ul.cfg não aparece depois que uso o usbextreme eu vejo o arquivo ul sendo criado mais depois que conclui ele some e o jogo não pega sem ele

    ResponderExcluir
  51. alguem pode me ajudar nem sempre da isso só as vezes

    ResponderExcluir