9 de fev. de 2012

Tutorial - Criando GameRip de Playstation (games sem músicas e videos)

Atendendo à pedidos, neste tutorial veremos como Ripar imagens de Playstation.

Um GameRip de Playstation, é um game que teve seus arquivos de músicas removidos e seus arquivos de video substituídos por arquivos de video minúsculos.

Por que ripar um game de PSX?
Por vários motivos! Para citar apenas alguns:
  • Facilitar o armazenamento de isos;
  • Facilitar o compartilhamento na internet;
  • Melhor compressão;
  • Ocupa menos espaço;
  • Facilitar o transporte em dispositivos de armazenamento.
Além de que, mesmo que uma imagem tenha sido "ripada", ela pode ser gravada em CD e reproduzida normalmente no console. Uma imagem ripada, após ter sido compactada, pode chegar a menos de 10% do seu tamanho normal!

Mãos à obra
O único aplicativo que utilizaremos para criar nossas imagens "rip", será o CDMage. Você poderá baixar a versão que estou utilizando neste tutorial AQUI

A senha de descompactação é: hotplug

Algo importante que você deve saber sobre os games de PSX é que existem 2 tipos de CDs ou images.
Existem jogos em CD apenas de dados, e jogos em CD de dados & trilha sonora. É importante saber qual é o tipo de imagem do game que você está ripando, para executar corretamente os procedimentos no seu projeto.

Uma imagem de "apenas dados", não tem novidade. Ela é composta de diretórios e arquivos diversos, assim como sua pasta de arquivos pessoais do seu computador, que contem fotos, mp3, videos, etc.

A atenção especial que você deve ter são às imagens de "dados & trilha sonora". Este tipo de imagem contém diversas trilhas. É na primeira trilha que estão os arquivos que nos interessam. Nas trilhas seguintes, estão as músicas que são reproduzidas durante o game, como nos backgrounds, durante as lutas, nas apresentações, etc. Estas músicas estão no formato ".wav" e podem ser reproduzidas em aparelhos tocadores de cd.

Logo, a primeira coisa a fazer é identificar o tipo de imagem que se trata o game que você pretende ripar.

Iniciando o projeto
Para o trabalho, sempre recomendo criar um diretório "PROJETO" para seu projeto (dãããã...)
Note que, para o meu projeto selecionei o game Mortal Kombat Trillogy e, não escolhi este game aleatoriamente e sim, porque se trata de uma imagem de "dados & trilha sonora".







Imagem de dados e trilha sonora
O CDMage não é um programa que necessita ser instalado, apenas execute-o e abra o arquivo com extensão ".cue". Em seguida o CDMage solicitará o arquivo de imagem com extensão ".bin". O arquivo "cue" informa ao CDMage qual é a estrutura de arquivos contida no arquivo de imagem "bin".






Note que realmente a imagem realmente se trata de uma imagem de "dados & trilha sonora". Observe que na primeira trilha do disco se encontram os arquivos do game... 


...e nas trilhas seguintes, a "trilha sonora" do game.


Agora, apanharemos apenas a trilha que nos interessa, ou seja a primeira trilha que é a que contém os arquivos do game. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a "Track 1" e selecionar "Extract Track..." para que a trilha seja extraída na íntegra.


Selecione o diretório "PROJETO" como destino e aguarde a extração.


Observe no diretório PROJETO a trilha extraída com o formato ".tao". Note que a imagem completa do game tem aproximadamente 550MB e a trilha extraída, aproximadamente 70MB! Ou seja, o game em sí possui apenas 70MB. Os outros 480MB são somente sa trilha sonora, ou seja, de músicas no formato wav!

Lembrando que esta imagem de 70MB ainda será reduzida ao substituirmos os arquivos de video e audio, como veremos.


Se você quiser, poderá interromper a imagem aqui. Esta imagem ".tao" pode ser emulada pelo emulador epsxe sem nenhum problema. Obviamente, sem musicas, pois você deu adeus às trilhas sonoras do game.

Imagem apenas de dados

Agora, o nosso objetivo é substituir as músicas e videos, que estão no formato de arquivo. Sim! Músicas e videos no formato de arquivo! Algumas músicas ainda estão presentes na imagem, mas, desta vez, elas não estão em formato wav, ou seja, elas não fazem parte da trilha sonora do game. São arquivos de audio e video nos formatos "nativos" do PSX, que levam as seguintes extensões:

.IXA (audio)
.XA (audio)
.STR (video)

Para isso, execute novamente o CDMage e "arraste" a imagem do game que deseja ripar no seu projeto, pra dentro dele. O CDMage suporta diversas extensões de imagens, como CCD, ISO, BIN, IMG, NRG, TAO, entre outras. Eu vou continuar a utilizar a imagem ".tao" que extraí no procedimento acima.

Talvez seja necessário indicar o tipo de imagem ao CDMage selecionando a opção "M2/2352..." conforme indicado na figura abaixo.



Agora, temos que vasculhar nos diretório atrás de arquivos com as extensões de audio e video nativos do PSX. Geralmente estes arquivos encontram-se em diretórios de nomes característicos, como por exemplo nos mostra a figura abaixo. (diretório MOVIES)


Para substituir os arquivos originais, clique com botão direito do mouse sobre o arquivo e selecione "Import File...", navegue no diretório do aplicativo CDMage e localize o diretório "Blanks". Dentro deste diretório, você encontrará 2 arquivos minusculos no formato ".str". Você poderá selecionar qualquer um deles para importar substituindo o arquivo ".str" original.

A diferença entre esses 2 arquivos STR do diretório Blanks é que, o arquivo "anim.str" reproduz um pequeno video de aproximadamente 1 segundo exibindo uma pequena seta cinza dando uma volta completa, substituindo o arquivo de video original da imagem. Já o arquivo "still.str" reproduz uma tela preta de aproximadamente 1 segundo substituindo o video original da imagem.


Ao selecionar qualquer um desses arquivos de dentro do diretório Blank, você será alertado pelo CDMage que o arquivo que quer importar é menor que o arquivo original.


 Ainda bem, certo?! Isso quer dizer que estamos no caminho correto, ok?! Apenas clique em "Yes", confirmando a importação, e aguarde o procedimento.


Agora, realize o mesmo procedimento com os arquivos ".ixa" e ".xa", se existirem.


Agora, antes de gravar uma mídia - embora não acredite que você fará isso mesmo ;) - teste a imagem ripada num emulador de PSX. Recomendo o ePSXe, até porque não cheguei a testar em algum outro emulador.


No caso do ePSXe, é necessário optar por "All files" em "Arquivos do tipo:" para que a imagem com a extensão ".tao" fique visualizável para ser emulada.


Toda a vez que você assistir à esta animação abaixo, significa que neste momento, o game reproduziria um video que foi substituído no processo de ripagem. 


Abaixo, uma screen do game sendo emulado normalmente.


Abaixo, assista um tutorial em video com todos esses procedimentos de ripagem:



OBSERVAÇÕES ADICIONAIS:
As imagens com "somente dados" permanecerão do mesmo tamanho mesmo após o procedimento de ripagem, ou seja, mesmo depois de os videos e músicas no formato de arquivos tiverem sido substituídos.

Dificilmente um game não contem arquivos de audio ou video que possam ser ripados. No entanto, qdo eles realmente não existirem o game não poderá ser ripado já que o processo de ripagem atua somente nos arquivos de audio e video dos games.

Este procedimento não funciona com games de PS2. Para o PS2, existe um processo semelhante, mas, outros aplicativos devem ser utilizados.

23 comentários:

  1. Parabéns, tutorial ótimo, consegui deixar o meu megaman 8 em apenas 13 MB (compactado), e sobre a ripagem dos videos de ps2, esquece eu ripei e não deu certo na hora de jogar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu amigo Laurrant!

      Fico feliz que tenha tido sucesso utilizando o tutorial! Obrigado por vir aki compartilhar seu sucesso!

      Quanto à ripagem de games de PS2, peço que dê uma lida num dos últimos comentários da postagem de MultiDVDs, pois um outro internauta se interessou pelo o assunto e recomendou 2 outros aplicativos que, segundo ele, vale muito à pena serem trabalhados.

      Ele menciona a ripagem de algumas LBAs que reduziriam em até 1Giga alguns games.

      Abs.

      Excluir
  2. Ha sedan75, conserta o link de download do ePSXe 1.7.0 na sessão de Downloads, pois quando eu clico vai direto no mediafire mas para baixar o DVDx 2.7 (estranho em???).

    ResponderExcluir
  3. Ripagem de LBAs???, eu faço isso direto nas minhas ISOs de PS2 para deixa-las mais pequenas para por no Pen Drive e jogar no PS2 usando o OPL (Open PS2 Loader), e o ExPERT... Ele retira o LBA Falso, um exemplo de jogo de PS2 com Falso LBA - Herry Potter 4 - eu tirei 2 GB e um pouquinho do falso LBA esse jogo passou de 3.9GB para 1.8GB, e alguns jogos tem um tal de DUMMY, esse arquivo só ocupa espaço e não serve para nada, tipo - Freekstyle - esse jogo tem um arquivo DUMMY de 1GB, ele sem esse arquivo fica em torno de 587MB e funcionando normalmente, a parte que não gosto da ripagem de LBAs, é porque depois de ripado... A imagem não pode ser gravada em CD/DVD porque pode causar danos ao leitor do PS2.

    ResponderExcluir
  4. acho que encontrei um jogo que não é compativel com a ripagen de musicas e videos, é o jogo "lilo & stitch", pois os unicos arquivos que não são ".xa .ixa e .str" é a ID e o arquivo SYSTEM.CNF, o restante é tudo .xa, .ixa e .str. Estranho em???

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu assisti seu video. Fiz a mesma coisa com o jogo Twistted Metal 2. Mas como faço para grvar no cd e jogar no Play1?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa ser mais específico quanto a sua dúvida.

      Você não mexe na extensão da imagem, só internamente substituindo arquivos.
      Após fazer o processo de ripagem, simplesmente queime a imagem em cd utilizando um programa pra gravar cd.

      Excluir
  6. como faço para ripar em iso ou em bin porque o arquivo .tao nao reconhece no emulador do meu celular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta...

      Já experimentou apenas renomear a extensão para ".iso" ou ".bin"?
      Vou fazer uns testes aki, e posto se tiver novidades. Por favor, faça o mesmo.

      Imagino que esteja tentando utilizar o emulador de PSX para Android, certo?
      Boa sorte.

      Excluir
  7. como faço pra ripar em bin porque quando converto o arquivo tao para bin fica maior praticamente nao muda nada a ripagem.

    Sempre quando extraio a track diminui pouco o tamanho do arquivo que faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, cara, como informado no fim do tutorial, este procedimento não "diminui" o tamanho de uma "imagem de dados". O tamanho dela continua o mesmo.

      A diferença, é que, como os arquivos de audio e video são substituídos, a imagem em sí dá uma excelente compressão, haja vista que esses arquivos de audio e video originais não comprimem quase nada.

      Você poderá ter um sucesso maior, sim, no tamanho da imagem, executando o procedimento em imagens de "dados e trilha sonora" extraindo apenas a primeira trilha em formato ".tao".

      Excluir
  8. Tem como recolocar as musicas no lugar ? to com algums jogos rip aqui e minha net é lenta para baixar jogos FULL, assim eu poderia editar aos poucos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, até tem.
      Mas nada tão simples!
      Eu mesmo, já iniciei mas não concluí umas 20 tentativas de trocar as músicas de um game, mais especificamente o game ChessMaster. Todas sem sucesso desejado.

      Faça uma busca na net.

      Abs e boa sorte.

      Excluir
  9. Cara não tens nenhum tutorial para editar gráficos de jogos PSX? Eu gostaria de tentar usar algum tipo de remasterização para melhorar os gráficos, não sei se é possível, mas não encontro nada em relação, gostaria de editar em especial os gráficos do game Crash Team Racing.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sedan75? tem como retirar só os videos do ps1? e tambem tirar os videos do PS2? Para diminuir o tamanho de um jogo ISO de ps1 de 700MB como faço para reduzir o tamanho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Então, o procedimento descrito neste tuto se refere a exatamente isso, ou seja, retirar os videos dos games de PSX. Mas isso não "diminuiria" o tamanho das ISOs. Apenas será possível comprimir as ISOs a até 5% do tamanho original para arquivamento, ou para serem compactadas em PBP para serem jogas no PSP.

      Agora, para reduzir o tamanho de uma imagem de PS2, o processo é diferente. Vejo 2 opções:
      1 - Reduzir a qualidade dos videos dos jogos.
      2 - O gamer TURBO GAMER, visitante do blog, disse que tem sucesso apenas deletando os videos das imagens e recriando as imagens novamente. Eu ainda nao testei.

      Abs.

      Excluir
  11. E como faço para converter o arquivo .tao em .bin ou eboot para jogar no emulador para android?

    ResponderExcluir
  12. coloco pra abrir o arquivo e da erro .. cannot creat temporary folder...

    ResponderExcluir
  13. Bom dia,gostaria muito de poder (ninguem conseguiu ainda) Extrair o audio do jogo Yugioh forbidden memmories do ps1 para editar e reinserir novamente,pois o mesmo esta dentro de um "container" DAT. Seria muito pedir que fizesse uma experiencia nesse sentido???

    ResponderExcluir
  14. os arquivos contidos na pasta ''blanks'' estão com 0 bytes ou seja, o CDmage não aceita.

    ResponderExcluir