28 de jul. de 2011

Ripando um DVD de Video para formatos AVI ou MPG (mpeg)

Instalando os aplicativos necessários
Como sempre, ao tratar de conversão de audio e/ou videos, a primeira coisa a fazer é se certificar de ter um bom pacote de CODECs instalado no sistema. Para saber o que são CODECs e de sua importância nos trabalhos de conversão de audio e video, acesse o link abaixo:
http://hotplugdicas.blogspot.com/2011/07/o-que-sao-codecs.html


Caso ainda não tenha o pacote de codecs instalado, recomendo o K-Lite que além dos codecs, traz um excelente reprodutor de midias, o Media Player Clássic:
http://www.baixaki.com.br/download/k-lite-codec-pack-full.htm


Para converter-mos um DVD em um arquivo de video, necessitaremos de 2 aplicativos. O Aspi e o DVDx, ambos podem ser baixados aqui:
Aspihttp://www.mediafire.com/?abwpnkcxujlymt9
DVDxhttp://www.mediafire.com/?g1dlcn5dxe8q9ae

A senha de descompactação é:
hotplug.hdfree.com.br


O Aspi, é responsável pela descriptografia (eita nome difííícil, sô!) dos filmes de DVD's originais.


Após baixar os 2 aplicativos, instale o Aspi seguindo as orientações do arquivo INSTRUÇÕES.txt.


Em seguida, instale o DVDx2.2.


Configurando o DVDx2.2
* Insira no drive do pc, o DVD do filme à ser ripado;
* Reproduza durante alguns segundos o DVD com algum player de sua preferência - ex: PowerDVD;
* Execute o aplicativo "DVDx2.2".


Input Settings







Clique na aba "File" e selecione "Open IFO".


Acesse o diretório "VIDEO_TS" do DVD, selecione "visão detalhada" e clique no maior arquivo "IFO" do diretório. Este arquivo contém todas as informações do video principal do DVD, video este, que vamos converter.


Outros arquivos "IFO" menores, são referêntes às informações dos videos menores do DVD como trailers, making off's, e comentários.







Selecionando o "IFO" desejado, voce entrará na opção "Input Settings" do DVDx2.2. Aqui, você selecionará as opções de ripagem do video como idioma do audio, legendas (no caso de legendas, você poderá inserir legendas diretamente no video convertido, independente do idioma/audio que selecionar!), etc.


Tique as opções "Use ASPI", "DeMacrovision" e clique em OK.


Output Settings





Na aba "Settings", selecione "Output Settings".
Aqui, você irá optar pelo formato (mpeg, mpeg2 ou avi) em que o video será convertido. Se optar por formatos "mpeg's", defina a resolução de video em "bitrates" (quanto maior o valor em bitrates, melhor a qualidade e consequentemente, maior o tamanho do video final).


Selecionando "avi", poderá optar pela qualidade do audio em "Audio Lame" (128K é uma ótima opção).


Clique logo abaixo, no espaço em branco, e defina o codec "AVI" para conversão. (Divx5.1.1 é uma ótima opção).


Vale lembrar que os DVDs de mesa mais modernos, são capazes de reproduzir videos no formato "avi" encodados com o codec Divx, logo, é uma boa opção ter este codec instalado em sua máquina. Uma boa dica para saber se o seu DVD reproduz este formato, é observar se no painel frontal do aparelho, há o logo "DivX" estampado.


Clique no botão "Whole" para setar o tempo total do video. As outras opções podem ser mantidas como padrão. Obviamente após você ripar alguns DVD's, irá adquirir experiencia na utilização do DVDx2.2, e poderá optar por outras configurações.


Clique em "Apply" e a janela de "Output Settings" se fechará.


Painel do DVDx





No painel do DVDx2.2, clique no penultimo botão (com a pastinha amarela) e selecione o diretório em que você deseja salvar o seu video convertido e clique em OK.


Para iniciar a conversão, clique no botão "rec" (botão com bolinha vermelha) do painel do DVDx2.2 e a ripagem/conversão se iniciará.


Considerações finais
Após alguns segundos de ripagem do video, o DVDx2.2 lhe mostrará na parte superior da janela, uma previsão do tempo de conclusão da conversão e uma previsão do tamanho total que o seu video avi ou mpeg terá.


Um filme de aproximadamente 1 hora e 1/2, nestas configurações que optamos, algo em torno de 650 à 700 megas.


Após alguns minutos, você poderá abortar a conversão e exibir com seu player preferido a parte do video que foi convertida para verificar o "jeitão" do video final. Se desejar fazer mais alguns ajustes, faça e clique novamente no botão de gravação no painel do DVDx2.2


Se você observar falhas no som ou no video, em "Input Settings" altere as opções de "frame rate" (Pal, NTSC) e ticagens nas opções "Detect progr 24hz" e "Force 24hz".


Utilizando e optando por diversas alternativas, você conseguirá um ótimo resultado com este aplicativo para ripagem de video.




2 comentários:

  1. O pacote que você recomendou não tem o DivX 5.1.1 Codec. Existe outro Codec que também seja bom para conversão?

    ResponderExcluir
  2. @Laurrant

    Olá novamente, amigo!

    Se você instalou o pacote K-Lite, poderá optar pelo CODEC Xvid MPEG-4 que é o codec de AVI mais recente.

    As configurações por default deste codec num filme de aproximadamente 1 hora e meia, podem gerar um rip entre 700MB e 800MB, com ótima qualidade de imagem e com audio de 128kbps.

    ResponderExcluir