26 de jul. de 2011

O que são CODECS?


Hoje em dia, o download de filmes da internet se tornou muito comum. Existem vários blogs especializados em fornecer links de repositórios como RapidshareMegauploadMegarotic,Sharedzilla, entre outros.


Os preços cada vez mais baixos bem como diferentes e atrativas promoções dos serviços de banda larga, também tiveram sua contribuição.


Com isso, mais e mais formatos de video tem se tornado conhecidos entre os internautas.


No entanto, alguns destes internautas ainda acessam forums para esclarecerem dúvidas sobre o porque não conseguem reproduzir determinados formatos de videos.


Muitos recebem respostas corretas, e até resolvem seu problema com um ou outro formato de video colocando em prática as orientações adquiridas nos forums, no entanto, sem saber o que realmente estão fazendo.


Codecs são "receitas matemáticas" de como devem ser processadas um conjunto de informações. Os codecs de um formato de video determinam como as informações de video serão comprimidas em arquivo durante uma gravação e descomprimidas na reprodução.

CODEC = CO+DEC = COmpress (Compressão) + DECompress (Descompressão)



Se em seu sistema não houverem os codecs necessários, ou seja, "as receitas matemáticas" que "digam" ao seu reprodutor de video (ex: Win Media Player) como eles devem proceder para a reprodução de um determinado video, ele não "saberá" o que fazer.


O Windows por exemplo, traz apenas pacotes básicos de codecs, e muitos destes, já desatualizados.


Você deve "completar" seu sistema com outros codecs que serão necessários após ter instalado o sistema em sua máquina.


Suponhamos que você baixe um arquivo de video no formato .rmvb e não consiga reproduzi-lo com nenhum reprodutor de videos que já esteja instalado em seu sistema.


Se você baixar e instalar o reprodutor de videos Real Media Player em seu sistema, resolverá seu problema?


Sim!


Por que?


Porque o Real Media Player contém os codecs necessários para reproduzir o formato rmvb.


Por que?


Porque os arquivos de video em rmvb foram criados pelos codecs do Real Media Player.


Mas, se você instalar um determinado reprodutor para cada formato de video que existe, você irá se perder entre seus reprodutores, certo?Afinal, existem vários formatos de videos! Ex: mpg, asf, wmv, flv, rmvb, rm, mpeg, avi, divx, vob, 3gp, etc... - o "etc" não é formato de video! ;)


Para que você não necessite instalar um determinado reprodutor para cada respectivo formato de video, exitem os pacotes de codecs.Os pacotes de codecs, são compostos por codecs (dãããã...) e aplicativos que instalam esses codecs em diretótios (pastas) específicos do sistema, como por exemplo na pasta "System".


Quais as vantagens de se instalar um pacote de codecs?

 - Os pacotes de codecs evitam que você tenha que instalar um determinado reprodutor para cada formato de video que encontrar pela frente;

 - Como você terá os codecs instalados em seu sistema, poderá fazer converções de vários formatos de video para outros vários formatos de video, obviamente, utilizando aplicativos específicos para isso. Aplicativos que irão "manipular" os respectivos codecs de video para procederem com as conversões.

 - Com os codecs instalados, você apenas necessitará de um único reprodutor de video em seu sistema. Escolha o que melhor atende às suas expectativas, ou os que fornecem as melhores opções de reprodução. Ou seja, no nosso exemplo do início, o reprodutor Real Media Player propriamente,não nos interessa. O que nos interessa, são os codecs que virão junto com ele, certo?

 - Evitando a instalação de vários reprodutores, evitaremos um sistema sujo com bugs, aplicativos incompatíves e aplicativos que vivem enchendo seu sistema de atalhos para propagandas na internet, criação de registros, entre outros problemas, ainda mais se tratando de um sistema como Windows.


Como conseguir um bom pacote de codecs?

Existem diversos pacotes de codecs de audio e video disponíveis gratuitamente na net. Realmente, saber qual ou quais são os melhores e/ou mais completos, as vezes exige a instalação de um ou de outro bem como alguns testes de conversão e reprodução.Visitas á forums voltados à discussão sobre conversões de videos também são boas opções para ler comentários e conhecer quais são os pacotes mais famosos.


Agora, falando por mim, edição de videos são um dos meus hobbies favoritos. O melhor pacote de codecs que encontrei e que nunca me deixou na mão durante uma reprodução e/ou conversão, foi o K-Lite. Instale o K-Lite com as opções padrão, ou seja, não altere nada durante a instalação. Após a conclusão, basta clicar em qualquer um de seus videos (e, pelo menos até agora, em videos com qualquer formato) e curtir com pipoca e guaraná ;)


O K-Lite traz também um ótimo reprodutor de video. Para acessá-lo, após a instalação, clique em
Iniciar > Programas > K-Lite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário