23 de mar. de 2014

[PS2] Multiloader - Passando jogo inteiro para um único diretório!

Olá, pessoal.

Esta é uma das perguntas que mais respondo, se é possível passar um game inteiro do PS2 para um único diretório, e assim, montar uma compilação sem se preocupar com limite de itens na raiz do projeto.

A resposta é SIM!

Dá bastante trabalho, exige paciência, muitos testes, mas penso que o resultado final vale a pena.

Os videos abaixo são de um tutorial em 3 partes.
Neste tutorial, como exemplo, eu mostro como fazer para passar todos os arquivos do game "Arcade USA", para um único diretório.

Vamos lá, então, mãos à obra.




PARTE 1:



PARTE 2:



PARTE 3:


18 comentários:

  1. Gosraria de saber como eu faço
    para montar aquele DVDcom jogos do Neo geo CD, gostaria de montar eu mesmo um DVD com os jogos de minha preferência, da pra me ajudar ai?
    Obg desde ja.

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    1. Claro, Hugo!

      Exatamente esta postagem, bem como várias outras na sessão "Playstation 1 & 2" tem este objetivo! ^^
      Dá uma conferida nos tutos!

      Boa sorte!

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    2. Bem o problema é que não tenho idéia de onde começar, bem olha eu tenho aqui em ksa a última versão do emulador do neo geo cd e tb algumas isos q eu gosto totalizando quase 2GB.Quero saber se Pra eu gravar basta criar imagem com os arquivos do emulador + uma pasta com as isos do neo geo cd? Eu nao quero ficar tocando CD do emulador por outro CD com o jogo, quero gravar todas minnhas iso no dvd!
      Eu ja sei usar muito bm o multiloader, sei criar CNF pra gravar homebrews, nao sou leigo nessas coisas mas gostaria umas dicas pra eu gravar esse emulador em dvd.
      OBS: tb sei basico de linguagem C, mas acho q isso num vai me ajudar nisso kkkkk

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    3. Olá, Hugo!

      Comece por aki:
      http://hotplugdicas.blogspot.com/2011/07/como-gravar-varios-games-de-ps2-num.html

      Sucesso! ^^

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  2. Percebi que na terceira parte do seu vídeo, você comentou sobre uma certa pessoa que teve seus vídeos deletados na postagem de uma certa compilação (Instaladores e Outros), mas, enviei vários e-mails com os links novos dos mesmos e você não os concertou. Se você quiser concertar (sei que o blog é seu e estou aqui de penetra), acabei de enviar outro e-mail com os novos links.

    Bem, falando agora sobre seus vídeos, gostei muito, mas, tenho uma sugestão, ao invés de colocar MOD, você poderia colocar uma única letra ou um número (detalhe, não sei se dar para colocar números nas iniciais dos arquivos). O motivo, é que o multiloader aceita até 32 arquivos (ou pastas, sei lá), ai, quando você quisesse colocar, sei lá, 32 jogos (pequenos), um em cada pasta, colocando letras, o alfabeto vai até o 26º, com números, vai até o limite, exemplos:

    A\ONS
    A\DULES
    A\VIES
    A\SIC
    A\CADE.BRA
    A\CADE.INI
    A\PRP271.IMG

    Ou

    1\ONS
    1\DULES
    1\VIES
    1\SIC
    1\CADE.BRA
    1\CADE.INI
    1\PRP271.IMG

    Ou até

    A0\, A1\, A2... até A9\, depois, B0\, B1\, C0\, D0\, assim por diante.

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    1. Olá, Joseri.

      "Percebi que na terceira parte do seu vídeo, você comentou sobre uma certa pessoa que teve seus vídeos deletados na postagem de uma certa compilação (Instaladores e Outros)"

      Perdão, Joseri. Não faço ideia do que você está falando. Revi o video e não encontrei nada que pudesse te dar a impressão de que eu estivesse fazendo alguma referência à você ou a qualquer postagem sua.

      Não atualizei, ainda, as suas postagens simplesmente por falta de tempo. Mas, seu e-mail continua na caixa de entrada, sempre me lembrando de que preciso providenciar as atualizações que você me enviou. E, farei assim que for possível.

      A questão de colocar "MOD" no nome da pasta, é só uma sugestão.
      Apenas para facilitar o entendimento do procedimento. Eu mesmo estou criando uma compilação em que faço exatamente da forma como vc está sugerindo. Já passei de 23 games oficiais! ^^ Vamos ver até quantos consigo chegar! =)

      Abs.

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  3. Primeiramente, antes de ler o resto do texto, com esta forma de fazer que você mostrou no seu vídeo, acho que não vai haver limites de jogos na raiz, já que só vai ter pastas com os arquivos dos jogos dentro de cada uma, mas, se houver o limite de 32, ai sim vamos ler o resto do texto e minha teoria.

    Tenho uma teoria que não sei se vai funcionar. Bom, primeiramente não sei se o multiloader chama ele mesmo, se a resposta for “SIM”, então a minha teoria pode funcionar. Ai vai.

    Sempre soube que o multiloader não aceita mais de 32 arquivos/pastas (me referindo a arquivos de jogos ps2, se tratando de emuladores é outra coisa) na raiz, mas, com essa nova maneira de fazer que você apresentou e com a minha teoria talvez possa ter jogos ao infinito (respeitando 4,5GB de um DVD normal e 8,5GB de um DVD dupla camada) em uma compilação. Fazendo da sua maneira, para modificar os executáveis principais dos jogos até completar 32 que é o limite, exemplo da sua maneira:

    DVD
    |_MODULES
    | |_M.XML (Apontando os executáveis dentro de cada pasta)
    |
    |_1 (jogo 1)
    | |_ ONS
    | |_DULES
    | |_VIES
    | |_SIC
    | |_CADE.BRA
    | |_CADE.INI
    | |_PRP271.IMG
    | |_SLES_534.46
    |
    |_2 (jogo 2)
    |
    |_3 (jogo 3)
    .
    .
    .
    |_32 (jogo 32)
    |
    |_MULTI.ELF
    |
    |_SYSTEM.CNF

    Mas, agora vem minha teoria. Você cria uma cópia do arquivo “MULTI.ELF”, coloca dentro da pasta “MODULES” e renomeia para “1.ELF”, agora faça o mesmo com o arquivo “M.XML”, cria uma cópia, deixa dentro da pasta “MODULES” e renomeia para “1.XML” (porque renomeei o arquivo “MULTI.ELF” só para “1.ELF”, para você saber que ele se refere ao arquivo “1.XML”). Agora abra o arquivo “1.ELF” no editor hexadecimal e onde tiver o texto “M.XML” você substitui por “1.XML”, a partir deste momento o executável “1.ELF” só vai reconhecer o arquivo “1.XML” dentro da pasta “MODULES”. Agora você cria na raiz do seu DVD duas pastas “0” e “1”, a pasta “0” vai conter todos os 32 jogos referentes ao arquivo “MULTI.ELF” controlados pelo arquivo “M.XML” (dentro de “M.XML” faça uma chamada para “1.ELF”), na pasta “1” vai conter mais 32 jogos, só que referente ao arquivo “1.ELF” que vai ser controlados pelo arquivo “1.XML” e assim por diante. Se possível você pode ter 32 pastas com 32 jogos cada, totalizando 1024 jogos em um único DVD, se assim couber. Obs: No caso do arquivo “M.XML” conter só um caractere, quando chegar em 9 você pode substituir por letras que são no total 26 (sendo que você pode pular a letra M que já existe), ou seja (1.XML... 9.XML, A.XML... Z.XML), o mesmo se faz com o arquivo “MULTI.ELF” (1.ELF... Z.ELF). Vai ficar assim:

    DVD
    |_MODULES
    | |_M.XML (Controla os executáveis de MULTI.ELF na pasta 0)
    | |_1.XML (Controla os executáveis de 1.ELF na pasta 1)
    | |_1.ELF
    |
    |_0
    | |_1 (jogo 1)
    | | |_S (observe que tirei mais duas letras)
    | | |_LES
    | | |_ES
    | | |_C
    | | |_DE.BRA
    | | |_DE.INI
    | | |_P271.IMG
    | | |_SLES_534.46
    | |
    | |_2 (jogo 2)
    | |
    | |_3 (jogo 3)
    | .
    | .
    | .
    | |_32 (jogo 32)
    |
    |_1
    | |_1 (jogo 1)
    | | |_ S (observe que tirei mais duas letras)
    | | |_LES
    | | |_ES
    | | |_C
    | | |_DE.BRA
    | | |_DE.INI
    | | |_P271.IMG
    | | |_SLUS_600.67
    | |
    | |_2 (jogo 2)
    | |
    | |_3 (jogo 3)
    | .
    | .
    | .
    | |_32 (jogo 32)
    |
    |_MULTI.ELF
    |
    |_SYSTEM.CNF

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  4. Olá, Joseri.

    Eu já chamei o Multi.ELF por ele mesmo e travou =(

    Mas, no projeto de 79 hits de NeoGeoCD, enfiei 79 pastas na rais! ^^

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    1. Por favor, não estou duvidando de você, mas, fui testar minha teoria, fiz um pequeno projeto e funcionou perfeitamente, fiz exatamente do jeito que coloquei no post acima, o multiloader ao chamar ele mesmo, NÃO travou nenhuma vez com os meus testes, e rodou o jogo perfeitamente.

      Se quiser testar o projeto que fiz, ai está o link, o arquivo zipado tem 435MB, no servidor MEGA dar para baixar bem rápido.
      https://mega.co.nz/#!7MsBiKRJ!e14ZeZjYX67-KI1Cbr3XAysz-m8YG8AqUeWZHKKcEFo

      Verdade, você colocou 79 jogos do neogeo no multiloader, mas, os jogos de ps2 o resultado pode ser diferente, caso aconteça algum problema na sua compilação e não der para passar de 32 arquivos/pastas, vale a pena dar uma olhada nesse projeto, vai que a ideia ajuda em alguma coisa.

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    2. Testei o multiloader chamando a ele mesmo, no console. Você testou no console ou só no emulador?

      Estou desenvolvendo um projeto apenas com games oficiais. Até o fim do mes, devo ter novidades...

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    3. Funcionou no OPL_GSM_0.9.2 (versão que eu uso) perfeitamente, via rede, geralmente quando funciona no OPL, também funciona via leitor óptico. Só não tive tempo de comprar uma mídia para testar, mas, é quase 99% de certeza, quando roda no OPL, roda via leitor.

      Obs: O OPL não roda o jogo “Super Bust A Move II”, já tentei em várias versões, mas, nunca consegui rodá-lo pelo OPL (falando no assunto, até baixei sua “Compilação 002 - Puzzles & Arcades”, só pelo “Super Bust A Move II”, mas, também não funcionou), entretanto, o multiloader está chamando ele mesmo no OPL perfeitamente, sem travamentos, só que demora uns segundinhos a mais para aparecer o outro menu, mas, roda sem problemas.

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    4. Me manda uma cópia do seu OPL? =)

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    5. Ai está a cópia do OPL que uso, copiei diretamente do meu memorycard.
      Link: https://mega.co.nz/#!DJNnEApQ!hBXQCZO2JgjC5UvrUrkljfC--_Ni1CuHTJcosYPOQLk

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  5. é possível gravar 2 compilações em um só dvd , Sedan ?

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    1. SIM, se couberem ^^

      Geralmente, uma compilação já utiliza "no úrtimo" o espaço de um DVD, mas se você conseguir enfiar mais um joguinhu, sim! =)

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  6. Eae Sedan75, é o seguinte eu fiz uma pasta na raiz denominada AB para englobar todos os arquivos do jogo, e tinha uma pasta chamada DATA e no executável do jogo tem várias strings DATA, então eu copie o nome de cada arquivo que tinha na pasta DATA e procurei com o editor hexa, por exemplo ATTRACT.BIK, dai aparecia lá data/ATTRACT.BIK, não sei porque o data do executável está em minúsculo se o da pasta está em maiúsculo, enfim, então eu mudei para AB/a/ATTRACT.BIK (claro, mudei o nome da pasta DATA para A também), e fui mudando só que chegou em um arquivo, o NTOONS.BIK que não achei ele de jeito nenhum pelo editor hexa, ai eu já fiquei cabrero e quis desistir, mas não desisti e continuei, não aconteceu isso com mais nenhum. Então montei a imagem com o UltraISO, rodei no emulador e funcionou de boa até fui nos menus, iniciei o jogo pra ver se ele travava mas ele não travou. Então minha pergunta é a seguinte se ele chegou a iniciar no emulador então não tem mais risco dele travar em qualquer parte do jogo, levando a hipótese de que o NTOONS.BIK não serve pra nada já que ele não está presente no executável do jogo, ou ele vai travar em alguma parte do jogo porque ele está codificado ou sei lá e eu não o mudei de diretório no editor hexadecimal.
    Espero que tenha entendido minha dúvida, parabéns pelo blog e desculpe pelo tamanho da pergunta...

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    1. Parabéns pelo sucesso! Você entendeu corretamente o procedimento, e o executou com perfeição!
      Fico satisfeito com isso. Vejo que meu tempo gasto com as explicações no video, estão surtindo efeito ^^

      Isso que você relatou, já aconteceu comigo, embora não me lembre em qual game. Não sei dizer se o game poderá travar no desenrolar... :/

      Boa sorte.

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