8 de fev. de 2013

Obtendo novo número de IP utilizando um roteador

Por que obter um novo número de IP?
Bem, essa é uma questão fundamental à que vive fazendo downloads de arquivos diversos. A grande maioria dos repositórios online, limitam a taxa de transferência pelo número do IP, ou seja, após o download de um arquivo de um determinado repositório, só será possível fazer um novo download deste mesmo repositório após algumas horas ou ainda, somente no dia seguinte.

Exceto... se você trocar o número do seu IP :)

O que é IP?
Em linguagem simples, o IP é um endereço da sua máquina na rede da internet. Não existe em todo o mundo, o mesmo número de IP para mais de uma máquina. A sua máquina "ganha" o número de IP no momento em que se conecta à internet. É através deste número que outras máquinas se comunicam com a sua máquina, permitindo receber e enviar mensagens aos endereços (IPs) corretos de outras máquinas, como e-mails, mensagens instantâneas, visitar portais, trocar arquivos P2P (compartilhamento torrent, emule, etc).

Tipos de IP
Os endereços de IP podem ser dinâmicos ou estáticos. IP dinâmico é aquele cujo qual é trocado sempre que você se desconecta e se reconecta à internet. Já o IP estático (éca!) não funciona assim, pois o próprio provedor de internet lhe fornece o número do endereço e você continua com este número mesmo após uma reconexão. O IP estático é mais utilizado em empresas que trabalham com a internet, pois facilitam a comunicação entre suas filiais, clientes e fornecedores haja vista que o número deste endereço não muda.

Se você tiver um serviço de internet com IP estático, poderá entrar em contato com o seu provedor de internet e solicitar a mudança para um serviço com IP dinâmico.

Obtendo novo número de IP
Como vimos, para obter um novo número de IP, caso seu provedor lhe forneça um serviço com IP dinâmico, basta se desconectar clicando com botão direito do mouse sobre o ícone de rede na barra do menu e selecionar Desconectar.

Para receber um novo número de IP, conecte-se novamente à internet.

Neste caso, a placa de rede da sua máquina envia o comando para o modem se desconectar e se reconectar à internet.




Obtendo novo número de IP utilizando um roteador
No caso de estar utilizando um roteador de acessos junto com um modem, o processo é diferente. Você precisa acessar o menu de configurações do roteador utilizando qualquer navegador de internet no endereço 192.168.0.1

Neste caso é o roteador quem envia o comando para o modem se desconectar e se reconectar à internet:


Talvez seja necessário entrar com login e senha, que por padrão poderão ser um desses abaixo:

login: admin
senha: admin

login: root
senha: root

Ao acessar as configurações do roteador, localize a interface WAN, clique em Desconectar e em seguida em Conectar. Veja um exemplo com o modem TP-LINK na imagem abaixo:


Assista abaixo a um pequeno video tutorial detalhado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário