12 de nov. de 2012

Ubuntu - BluePad, controlando apresentações remotamente utilizando celular com java e bluetooth

Esta é uma dica muito bacana para você fazer bonito ao controlar remotamente uma apresentação ou um reprodutor de mídias da sua mákina utilizando aquele seu aparelho de celular que está jogado no fundo de alguma gaveta.

O BluePad é uma pequena aplicação composta por 2 pequenos programas que se comunicam, sendo que um será utilizado no celular com bluetooth e com suporte a Java, e outro na sua máquina com Linux. O BluePad permite a utilização de um celular para enviar comandos simples à sua mákina, e dessa forma você poderá controlar reprodutores de mídias e apresentações remotamente.

Nesta dica, utilizarei um celular Nokia 3120 Classic para se comunicar com um dispositivo bluetooth USB como esses da imagem abaixo. O sistema utiliza o Ubuntu 10.04 LTS.
O pacote completo para o BluePad pode ser baixado AQUI

Pareando os dispositivos
Execute o gerenciador de dispositivos bluetooth;
Clique na aba Adaptador > Preferência;
Selecione o tipo de visibilidade e dê um nome para o dispositivo do computador, exemplo "UBUNTU10":
Feche esta janela e clique no botão "Pesquisar";
Assim que o dispositivo encontrar seu celular (Sedan75-Oi), clique sobre a identificação com o botão direito e selecione "Par" para parear os dispositivos:
Utilize uma senha qualquer, que deverá ser repetida no celular para que os dispositivos seja pareados:
Agora, digite a mesma senha no celular:
Agora, extraia os arquivos do pacote BluePad que baixou do link acima e envie o arquivo BluePad.jar para o celular, clicando com botão direito no dispositivo do celular do gerenciador de dispositivos bluetooth e selecionando "Enviar um Arquivo".


Conectando dispositivos
Extraia o pacote BluePad:

Acesse o diretório bluepad_pc:

Execute o BluePad com o comando:

O BluePad solicitará a senha do administrador, e fará o download de algumas dependências automaticamente, se houverem, através do gerenciador de atualizações do sistema. Neste ponto, certifique-se de que seu computador esta conectado à internet.

Com o BluePad em execução, clique com o botão direito do mouse sobre seu ícone na barra de ferramentas, e selecione "Conectar".

Na janela do BluePad, clique em "Localizar" e aguarde o dispositivo do seu celular outrora pareado aparecer no campo de opções de dispositivos, selecione-o e clique em "Conectar":
Note que, no terminal, neste momento o BluePad está com status "escutando", aguardando a conexão remota do cliente celular:
No celular, instale se necessário, e execute o BluePad.jar. Selecione o idioma e pressione "5" para iniciar a localização do dispositivo da sua máquina, ex: UBUNTU10.
Aceite o dispositivo clicando em "Ligar a..." para conectar ao dispositivo da sua máquina e clique em "Atrás" para retroceder ao menu de opções de aplicação. Selecione a aplicação mais apropriada para comandar seu aplicativo.

Note que no terminal, são impressos números a medida que você pressiona os botões do teclado do celular, indicando que os controles estão funcionando!

Agora, é só fazer bonito! :)

4 comentários: