6 de out. de 2012

PS2 - Criando um DVD de emuladores para o Playstation 2

Olá novamente, pessoal!

Atendendo aos pedidos que recebi no blog, no meu canal do YouTube e até por e-mail, seguem algumas simples instruções de como você pode criar seu próprio projeto com vários emuladores para seu Playstation 2.

Para auxiliar em seu projeto, disponibilizo o video tutorial abaixo, bem como uma imagem ISO base com emuladores do Mega Drive (Genesis), Nintendo 8bits (Nintendinho), Super Nintendo, Master System e Atari, bem como algumas roms para os respectivos emuladores. Nesta compilação, apenas os emuladores de Super Nintendo e Mega Drive suportam roms compactadas no formato ".zip". As roms para outros emuladores devem estar descompactadas, ou não funcionarão.


Este projeto base foi montado com o nosso "amigo" MultiLoader, que já é bem conhecido nosso, principalmente para quem está sempre visitando o blog:

Menu do MultiLoader
Baixe a imagem ISO base AQUI e extraia com a senha padrão: hotplug
Você obterá a imagem EmusPS2.iso.


Agora, utilizando o WinRAR ou 7Zip, extraia os arquivos de dentro da imagem para um diretório qualquer, no caso, nomeei o diretório como EmusPS2.

Esta é a estrutura da raiz do projeto base. Se você quiser fazer alguma modificação, esta é a hora ;)


Para fim deste tutorial os nomes dos emuladores foram substituídos, assim a identificação de qual é o emulador de qual sistema, fica mais simples e facilita na hora de editar o arquivo M.XML do Multiloader para a criação do menu que você vê na primeira imagem. Além disso, criei diretório para as roms com nomes característicos do sistema que será emulado.

Ainda na figura acima, volte sua atenção para o arquivo SYSTEM.CNF
Todos os jogos de PS2 contem este arquivo. Ele é o primeiro arquivo procurado pelo sistema toda a vez que você coloca um game pra rodar no seu console PS2. Eis o conteúdo do "divino":


Simples, né? Ele informa ao sistema o dispositivo de boot (cdrom), que deve procurar na raiz o arquivo que vai iniciar o sistema (\), e que este arquivo chama-se MULTI.ELF, mais conhecido como Multiloader (*_*)

Voltando a atenção novamente para o MultiLoader temos o seguinte conteúdo no diretório MODULES:


Recapitulando, os arquivos com extensão ."JPG" são as figuras que aparecem na primeira figura deste tutorial, ou seja, no menu do Multiloader. Lembrando que essas figuras devem ter exatamente 130x155 (pixels).

A única figura que não aparece no menu, é a BACK.JPG. Esta figura aparece por alguns segundos assim que você selecionar algum item do menu do Multiloader. Esta imagem deve ter exatos 512x512 (pixels).

Eu escolhia a seguinte figura BACK.JPG para a imagem ISO base:


Obviamente, você poderá alterar qualquer uma dessas figuras, colocando uma foto do seu cachorro, do seu papagaio, da sua irmã grudada no telefone, do seu irmão "homenageando" sua prima, do cunhado que você ama, etc... Apenas respeite as dimensões para cada figura e respeite o formato JPG.

Ainda dentro do diretório MODULES, podemos ver um dos arquivos mais importantes para a montagem do menu do multiloader, o arquivo M.XML. É neste arquivo que está toda a estrutura do menu. Ele é responsável por organizar imagens, nomes, comentários, etc. Ele pode ser aberto e editado com qualquer editor de textos, veja:


Explicando as TAGS:
  • <item> & </item> - Devem conter o grupo completo de tags <name>,  <image>, <path> e <description> para cada novo item do menu. Por exemplo, se você alterar o projeto base criando mais opções de emuladores como para NeoGeo Pocket, GameBoy, MAME, etc, deve criar uma nova tag <item> com todos estas tags inclusas. Leia a função de cada uma delas:
  • <name> & </name> - Contém o nome do item ELF que você quer iniciar (aplicativo, emulador, jogo, etc). Veja a primeira figura deste tutorial, é o nome que aparece em branco num quadrado azul.
  • <path> & </path> - Indica o caminho que o multiloader deve fazer para encontrar o item ELF (aplicativo, jogo, emulador, etc) e iniciá-lo.
  • <description> & </description> - Uma descrição qualquer sobre o item ELF que será iniciado. Para acessar, no menu do multiloader, basta clicar na imagem com o botão QUADRADO.
  • <image> & </image> - Indica ao Multiloader o caminho da imagem JPG que deverá ser reproduzida no menu.
Finalmente, com essas informações, você poderá adicionar à este projeto base outros emuladores, mais roms dentro das pastas dos respectivos emuladores, outros utilitários e aplicativos, e até jogos do próprio PS2 que sejam compatíveis com o MultiLoader!


Depois de proceder com as alterações desejadas, vamos remontar a imagem utilizando o nosso amigo UltraISO:


Clique em Arquivos > Nova > Imagem de DVD PS2 e indique o arquivo System.cnf do seu projeto. Observe que todos os arquivos do diretório de projeto serão selecionados pelo UltraISO automaticamente.


Certifique-se de que não há arquivos que não fazem parte do projeto! Para isso, sempre crie um diretório específico para cada projeto! Dentro do UltraISO, clique com botão direito do mouse sobre o arquivo SYSTEM.CNF e selecione "Definir arquivo de inicialização". Clique no ícone do disquete azul na barra de ferramentas do UltraISO, selecione um nome e a extensão ".iso" para o seu projeto e clique em Salvar. Aguarde a criação da imagem ISO do seu projeto.

Caso seu PS2 seja compatível, opte por gravar seus projetos primeiramente em DVDs regraváveis. Se algo sair errado, você não perde a mídia! :) 


by Sedan75


155 comentários:

  1. Sedan Admiro muito seu trabalho esse blog tem dicas muito boas

    ia te perguntar sobre o open ps2 loader quero rodar essa iso atraves do pen drive com o opl ja modifiquei o cnf e o Mult elf mais só aparece as imagens para escolher depois que executa fica tudo preto gostaria de saber se vc tem conhececimento sobre o open ps2 loader se souber como eu posso fazer funcionar nele obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Veja AQUI que o gamer DiegoA teve sucesso em converter um projeto semelhante em ISO e rodá-lo pelo pendrive.

      Eu não fiz o teste, mas ao meu ver, não há porque não funcionar.

      Boa sorte.

      Excluir
  2. Vou tentar muito obrigado pela informacao !

    ResponderExcluir
  3. Amigão, parabéns pelo blog, ja baixei altas coisas aqui hehe
    mas to com uma dúvida, posso gravar o multi em CD também ou só DVD?
    Obrigado e abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode!
      hmm... mas, por que você iria querer fazer isso? ;)

      Bons projetos.

      Excluir
  4. Cara seu blog é muito massa, com dicas muito boas. Muito obrigado por disponibilizar muitas coisas legais, forte abraço!!!!

    ResponderExcluir
  5. rapaz,aquele tutorial do multidvd já ensina tudo...O resto é soltar a imaginação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei esse emulador na loja de game,aqui na cidade de 7lagoas minas gerais. Troquei-o 3 vezes e aparece na tela formato inválido desisto.

      Excluir
    2. Comprei esse emulador na loja de game,aqui na cidade de 7lagoas minas gerais. Troquei-o 3 vezes e aparece na tela formato inválido desisto.

      Excluir
  6. Ola galera do site o link do emulador esta off poderia upa o arquivo pf. Parabens pelo tutorial e otimo site ja esta nos meus favoritos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renee!

      Link corrigido!

      Demorei pq eu não tinha a cópia do projeto e tive que arranjar um tempo pra montar um novo.

      Mas tá lá. Desta vez, meti no 2Shared. Vamos ver qto tempo fica on line ;)

      Obrigado por comunicar o link off!

      Abs e boa sorte.

      Excluir
  7. link quebrado porfavor aruma e me contata pelo skype : mercenary.player ou pelo gmail : nordgamercontact@gmail.com vlw pessoal do hot plug dicas ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Matheus!

      Link corrigido.
      Desta vez, meti no 2shared. Vamos ver qto tempo "aguenta" lá he he he he...
      O Mediafire tá uma porcaria...

      Valeu por comunicar.
      Abs.

      Excluir
    2. cara qual é a senha desse arquivo

      Excluir
  8. Cara isso ajudou mto
    Revivendo a infancia
    VC é o melhor vlw mesmo

    ResponderExcluir
  9. Cara isso ajudou mto mesmo
    Obrigado por reviver a minha infancia
    VLW mesmo
    AH! e mais facil verem o video

    ResponderExcluir
  10. Amigão parabéns!Seu blog é Show de bola!
    aprendi muito com ele , com um linguajar simples e culto , fácil de entender .
    Já baixei várias coisa daqui os tutorias muitos fácil de aprender , sem nenhuma complicação Parabéns!
    Mas só me tira uma dúvida ... Eu to criando um projeto com vários emuladores , ja terminei O do Super Nitendo e o Do Mega Drive :) agora não consigo criar um do Neo Geo Como eu faço?
    To criando um projeto como vc vem explicando ai nesse tutorial ja teste e rodou perfeitamente o do Super nitendo e Mega drive Juntos, mas não consigo cria um do Neo Geo como eu faço pra criar e rodar todos juntos?
    Desde já agradeço ! Um forte abraço e Parabéns novamente pelo blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Que sistema NeoGeo exatamente quer emular? O NG CD?

      Se sim, o "esquema" é um pouco diferente, pois este emulador utiliza troca de discos, em vez de ler imagens (ROMS).

      Eu montei um projeto com 79 games de NeoGeo CD que poderá achar interessante.
      Chamei-o de NeoGeo CD Projeto: FINAL, dá uma procurada no índice que Playstation, pois disponibilizei o projeto para download.

      Neste caso, há somente os games de NeoGeo, já que este emulador funciona "diferente" dos outros emuladores como de Snes e de Genesis (Mega Drive)

      Abs.

      Excluir
    2. como voce consegui adicionar mais roms d super nintendo?

      Excluir
    3. Depois de extrair os arquivos da imagem ISO, coloque mais roms dentro das respectivas pastas de roms, e monte a imagem novamente.

      LEIA TODO O TUTORIAL COM ATENÇÃO, E ASSISTA AO VIDEO!

      Excluir
  11. Ah Beleza amigo então vou baixar o seu projeto , já tinha dado uma olhada nele achei muito bom :)
    Parabéns pelo projeto e Obrigado :)

    ResponderExcluir
  12. parabens pelo blog o unico que eu encontrei que falace tão abertamente sobre o assunto

    ResponderExcluir
  13. eu tento abrir com o winrar o arquivo aparece corrompido por que ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baixe e instale a última versão do 7Zip no www.baixaki.com.br.

      Utilize o 7Zip para extrair a imagem, clicando com botão direito do mouse sobre o arquivo compactado, e selecionando > 7Zip > Extrair Aqui > insira a senha e aguarde a extração da imagem.

      Se ainda assim receber a informação de que o arquivo está corrompido, baixe o arquivo novamente, pois é bem provável que ele realmente esteja corrompido.

      Boa sorte.

      Excluir
  14. amigo quando eu emulo no pxsx2 ele pede pra inserir um disco no formato ps2, mesmo sem editar a iso, como conserto? o meu é PCSX2 1.0.0 (r5350)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, BZH.

      O que parece é que seu emulador está com a opção "plugin" habilitada, e não a opção "ISO".

      Clique na aba CDVD, desmarque a opção "plugin", e marque a opção "ISO".

      Boa sorte.

      Excluir
  15. Ola, amigo Sedan75.
    Estou tentando baixar a iso do emulador ps2, mas não estou conseguindo.
    Só baixo o ilivid.
    Me da uma dica de como fazer para baixar a iso, que estou louco pra ver
    jogos antigos em meu ps2.
    ABZ.

    ResponderExcluir
  16. Ola, blz ?
    Por favor, me dê uma dica de como baixar a iso do emulador ps2.
    Não estou conseguindo baixar.
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Não sei se entendi.
      Se você kiser baixar o projeto base de emuladores. basta clicar na palavra "AQUI" na frase:
      "Baixe a imagem ISO base AQUI e extraia com a senha padrão: hotplug"
      ... no tutorial acima. Depois, clique me "Download".

      Excluir
  17. Ok, Sedan75.
    Eu fiz isso, dai clico em download. Dai baixa o programa Ilivid.
    Ja baixei ele 4 vezes, sem instalá-lo.
    Por fim terminei por instalar o bendito Ilivid, que é um gerenciador de download.
    Então copio o link de download do iso que vc criou, e colo ele no Ilivid.
    Até ai tudo bem. Dai o programa diz conectando, e ei fica até dar o aviso de erro.
    Quero muito baixar esta iso.
    Se puder, me dê uma luz, pela qual antecipadamente, te agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.

      Os repositório sobrevivem de propagandas, e algumas delas, infelizmente "enganam" o internauta. Infelizmente, é o seu caso. Você está clicando no botão "Download" errado. Desça mais um poukinho, e você verá um botão de "download" menor, este sim é o botão correto para download da ISO.

      Não precisa instalar nada pra baixar a ISO. Não sei o que é esse programa que baixou e instalou, mas recomendo removê-lo da sua mákina.

      Abs, e boa sorte.

      Excluir
  18. COMO PASSAR ESSA COPILAÇAO PRA FUNCIONAR NO PENDRIVE?
    É DE MUITA AJUDA SE PUDER ME RESPONDER?

    ResponderExcluir
  19. Olá, Sedan75! Fiz o processo apenas para inserir uma rom que eu queria, de snes. Não usei seu arquivo-base, e sim um outro que já tinha aqui em um dvd, com vários emuladores. Porém, no meu playstation 2 e minha tv, rodou tranquilo. Já no playstation 2 do meu amigo e sua tv (que é maior, dessas de última geração) ficaram as outras roms que já existiam normais, mas a que adicionei ficou em preto e branco, e meio tremida. Além disso, percebi que, quando criei a .iso novamente, mudou tipo "a resolução", ficando as letras maiores na tela. Como faço pra rodar normalmente no dele, ou ainda, como faço pra ficar uma cópia exata do anterior, apenas com essa rom a mais? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Moacyr.

      Puxa, que situação estranha, amigão...

      De qualquer forma, aparentemente o que está acontecendo, é um problema de configuração no código de cores. E, dependendo do modelo do console e/ou da TV, a imagem pode ficar desconfigurada.

      As roms, mesmo de consoles mais antigos, são configuradas em Pal ou NTSC (as vezes, em mais de que apenas essas 2 codificações). Experimentou procurar esta opção de mudar a codificação de cores no emulador? Eu não me lembro se essa opção existe no emulador.

      Você não diz qual o jogo que apresenta essa "distorção", mas talvez seja uma boa ideia procurar o mesmo jogo na versão europeia, japonesa ou americana, se existir, e ver se terá sucesso.

      Boa sorte.

      Excluir
  20. Amigo, boa noite!!! Adorei o seu tutorial, mas senti falta de um detalhe importante!!! Como faço pra criar um arquivo .ELF? Pois fiz tudo o que você ensinou, mas na hora de por o emulador MAME que esta no formato .EXE, eu parei por não saber como proceder nesta etapa!!! Como eu faço pra converter esse arquivo de programa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Noturno

      Os emuladores não são convertidos de exe para elf.
      Eles já são compilados em elf para funcionar no console.

      Se quiser incluir mais emuladores, deverá procurar por eles na internet.

      Leia minha resposta à sua pergunta abaixo para maiores detalhes.

      Abs.

      Excluir
  21. Como faço pra transformar o arquivo do MAME.exe em MAME.elf? Pois estou querendo por esse emulador no meu projeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Noturno.

      Existe um emulador de MAME para PS2.
      Criei ESTE pequeno projetinho com Cadilacs e Dinossauros.
      Extraia a imagem ISO, veja como foi feito, e adicione mais roms.
      Este emulador não vai rodar jogos muito pesados. Veja que roda o proprio Cadilacs e Dinossauros bem lento.
      Mas dá pra se divertir um bocado com Rally-X, Pacman, Moon Patrol, Gyrus, Xevious, entre outros clássicos do Arcade.

      Se pedir senha pra descompactar: hotplug

      Boa sorte.

      Excluir
  22. Cara muito obrigado só tenho é que te agradecer por esse blog, eu já havia visto ele fazia algum tempo mais eu tentei baixar os arquivos uma vez mais os links estavam danificado, depois de algum tempo que voltei vi vc consertou os links baixei os programas e fiquei tentando aprender como que fazia multidvd fiquei lendo o que vc postouo e olhei seu tutorial. Eu tinha feito igualzinho como vc tinha pedido no vídeo e no poster mais mesmo assim não tinha conseguido, por meio desse tutorial de multdvd de emulatores para ps2 foi muita base de tudo, antes eu tentei com o Multiloader v1.41 o meu problema era ele, eu fazia certinho mais sempre dava errado o multidvd e eu não conseguia fazer com ele, depois que peguei esse seu tutorial aquir e junto com o seu novo multiload eu conseguir direitinho, depois que fiz eu rapidamente e vim aquir no seu blog dar um agradecimento muito OBRIGADO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wellington!

      Esse seu feed-back é muito importante!
      Também agradeço por seu comentário!

      Desejo sucesso em seus futuros projetos!
      Aproveite que já tá ficando fera em multiDVDs, e participe do concurso "Sua compilação vale 1 pendrive" aqui na hotplugdicas!

      Abs.

      Excluir
  23. Amigo, pra colocar um novo emulador ele precisa ser ELF ou pod ser os emuladores normais usados no pc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hélido.

      Arquivos com extensão ".elf", sejam utilitários, programas, jogos, ou qualquer outra coisa, são executáveis compilados para funcionar no PS2. São como se fossem ".exe" pro Windows ou ".bin" pra Linux. Você não poderá utilizar emuladores de outros sistemas no PS2, apenas os com extensão ".elf".

      Abs.

      Excluir
  24. eu tenho uma dúvida: eu posso ao invés de usar o ultraiso usar o nero burning rom para gravar o disco ou tem q usar o ultraiso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nicker.

      Você poderá utilizar qualquer programa de gravação de disco que reconheça uma imagem com extensão ISO.

      Sucesso.

      Excluir
  25. eEu tenho uma duvida: eu posso usar o nero burning rom para gravar e criar a compilação ou eu tenho q usar o Ultraiso?
    Pois eu ja fiz um emulador de super nintendo e gravei com o Nero Burning Rom e já sei q eh garantido; mas não tenho certeza se daria certo com vários emuladores juntos e usando o multiloader e no tutorial vc disse q tem q tem q definir o arquivo system.cnf como arquivo de inicialização e não sei se o Nero iria fazer isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nicker.

      Você seleciona o System.ini como "Arquivo de inicialização" somente quando for montar a imagem com o UltraISO. Depois que a imagem ISO tiver sido gerada pelo UltraISO, o arquivo System.ini dentro desta sua imagem ISO já estará configurado para arquivo de configuração.

      Você pode gravar a sua ISO com qualquer programa de gravação que reconheça a imagens com extensão ISO, Nero, Alcohol, CloneCD, DiskJuggler, UltraISO, etc.

      Sucesso.

      Excluir
  26. E tenho outra duvida: depois de criar a compilação em .iso eu gravo no dvd movendo o arquivo para o dvd apenas, ou devo fazer algo mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nicker.

      Depois de criar sua compilação em ISO, você deve keimá-la em disco com qualquer programa de gravação, selecionando no programa de gravação a opção "queimar uma imagem" ou "gravar em disco", etc.

      Sucesso!

      Excluir
  27. Obrigado por responder às minhas perguntas, e gostei mto do seu blog =D

    ResponderExcluir
  28. aki as prints q vc pediu, coloquei no 4shared pq não sei publicar em outro lugar
    www.4shared.com/rar/oegYplg8/Prints.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, tá!

      No emulador é normal acontecer isso, cara.
      No meu tbm acontece. Por isso, só uso pra ver se funciona antes de keimar um disco.

      Pode queimar um disco com essa sua imagem que as figuras vão aparecer certinhas no seu console.

      Abs,

      Excluir
  29. funcionou aki, e percebi q em alguns emuladoes é possivel rodar jogos através de um pendrive ou no memory card, e tbm percebi q nos emuladores de nes e de atari fika uma faixa sobrando em baixo na tela (com o fundo do mario com o sonic q vc fez)e nao tem a opção de ajustar a tela, mas o resto está otimo, e gostei mto pois no emulador de sega genesis tem a opção de ajustar os graficos (mas n lembro o nome da opção q fika no menu in-game)

    ResponderExcluir
  30. e para gravar a iso usei o programa "CdburnerXP"

    ResponderExcluir
  31. so uma ultima pergunta: tem a possibilidade eu gravar mais jogos [se eu kiser + jogos dps de um tempo] depois que eu gravar a iso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nicker.

      Não. Pra gravar mais jogos, você deverá extrair todos os arquivos da ISO, inserir mais ROMS nas respectivas pastas, e montar uma nova imagem.

      Abs.

      Excluir
  32. tem como fazer um tutorial de como criar um dvd com o emulador de gba para ps2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maycon.

      Cara, existem 2 emuladores de GBA pra PS2 e somando os 2, não dão meio! :/
      Infelizmente os programadores não continuaram desenvolvendo seus respectivos emuladores.

      VBAM é o melhor, dos 2 piores xD Busque por "t_sMYNUpT2Y" no Youtube e veja uma demonstração num video de 2011. De lá pra cá, nada mudou.

      Abs.

      Excluir
  33. alguem poderia me ajuda e fazer um iso do emulador de master syster que pegue no ps2 eu tenho uma do SNES e MegaDriver, e tou louco por esse emulador em iso pra ps2. familia super fã desse console. Me ajudem e adoro e site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, Flávio, qual é exatamente a ajuda que precisa?!
      A imagem BASE está praticamente pronta!
      Basta extrair os arquivos, colocar mais roms de Master na pasta de roms, e montar a imagem ISO novamente. E você nem precisa ter um DVD só com roms de Master, pois essa ISO BASE já está toda configurada pra mais 5 emuladores.
      Essa postagem trata exatamente disso, não entendo...

      hmm... você leu a postagem antes de comentar?!
      Se você nem leu, deve esperar que sua mákina cuspa um projeto pra vocÊ!
      Poe a mão-na-massa aí, meu.

      Excluir
  34. e como eu faço um de game boy fiquei meio confuso ....pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seja mais especifico sobre qual a sua confusão.
      a postagem serve exatamente pra explicar como você deve fazer pra montar seu proprio projeto de emuladores.
      você leu com a tenção o tutorial?

      Excluir
  35. Ei Sedan, reupa o link da imagem base lá pf, o link venceu... :(
    Legal o seu tutorial, eu fiz um parecido uma vez, mas com um esquema diferente, não ficava tão bonitinho assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O link está funcionando normal no 2Shared, amigo.
      Vê lá.

      Abs.

      Excluir
  36. qual e a senha desconpactar

    ResponderExcluir
  37. o link da imagem Iso não esta funcionando ! abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aposentado! [um dia tbm chego lá! =)]

      Acabei de testar. O link tá ONLINE. Link no 2Shared.
      Confere lá novamente.

      Abs.

      Excluir
    2. ola Sedan como vai! primeiramente parabens muito bom mesmo esse seu blog. outra coisa eu nao consigo baixar esse arquivo de imagem,vem outro arquivo .vlw

      Excluir
    3. Olá, Weber...
      Então... não sei do que você tá falando. Acabei de verificar o link, e está baixando normalmente a imagem ISO compactada com 7Zip.
      Basta extrair e proceder com o tutorial.

      Certifique-se de estar clicando no botão de "download" correto.

      Abs.

      Excluir
  38. Olá, queria lhe parabenizar, é um ótimo trabalho que vc faz aqui, mas tenho uma duvida, toda vez que clico em qualquer nome de download ou me pedem pra instalar um tal de B1 ou um SalveAs, O B1 eu ate instalei mas não veio o arquivo, vc poderia me dizer alguma outra maneira de baixar o arquivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Yagami.

      Você nao tem que instalar nada!
      Apenas aguarde 5 segundos, clique no botão em cima a direita "fechar propaganda" pra ser redirecionado ao link de download. Faça o download. pronto! =)

      qual é exatamente o link o qual esta tendo dificuldades?

      Abs.

      Excluir
  39. Respostas
    1. acabei de testar e está funcionando corretamente.
      teste novamente.

      Excluir
  40. pow mano eu consego colocar ai o emulador de nintendo 64?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não existe emu de 64 pra ps2. pelo menos não, ainda.
      abs.

      Excluir
  41. Cara, primeiramente gostaria de agradecer pela sua iniciativa. Muito feliz poder relembrar os jogos do passado, visto que hoje em dia é bem complicado de encontrar fitas.
    Bom, gerei o meu projeto e rodou belezinha, porém quando tento emular o PGEN o mesmo permanece com a tela preta, chega a aparecer a imagem do Mário e do Sonic. Depois o emulador permanece em tela preta.
    Será que você saberia algum caminho pra eu resolver isso, ou já viu esse problema. Os caminhos do meu arquivos de configuração já foram revisados e aparentemente estão OK. Adicionei Roms para SNES e PGEN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabricio.

      Você simplesmente desmontou o projeto, adicionou as roms, e recriou a imagem?
      Tipo... eliminou ou alterou alguma coisa da imagem BASE além de incljuir as Roms?

      Os outros emuladores estão funcionando?
      Você criou uma imagem de CD ou de DVD?

      Não consigo pensar em outra coisa, exceto dizer para você revisar o ".xml".

      Responda essas perguntas pra ver se recebo uma luz.

      Boa sorte.

      Excluir
  42. Pow cara por favor bote os links só no media fire esse negocio de container não está dando certo, baixo ele boto no jdownloader que é uma porcaria e não baixa nada! nem começa a baixar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://hotplugdicas.blogspot.com.br/2013/07/jdownloader-inserindo-containers-de.html

      Excluir
  43. Será que com o ImgBurn dá certo?

    ResponderExcluir
  44. Posso colocar a pasta Room como subpasta ? Ex: Emulador_Snes\Room

    ResponderExcluir
  45. Não entendi como adiciono outros emuladores. Tenho que por o Executável do emulador e depois fazer o processo de criar outra imagem, encontrar o o arquivo system, etc..... É isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. após extrair os arquivos da imagem, você pode acrescentar outros executáveis/emuladores. para cada emulador que adicionar, deve configurá-lo com suas respectivas TAGs, no arquivo XML a exemplo dos emuladores que já constam no processo.

      Só depois de add o emulador e a pasta com as roms, você cria uma nova imagem.

      Abs.

      Excluir
  46. Olá Sedan, adorei o tema, mas, não estou conseguindo criar uma ELF para um novo emulador. Tenho as roms, o emulador e consequente seu executável (Mame32) e quando faço alteração XML não acontece nada(o xml o Mame não aparece. Porém, mesmo assim crio uma nova iso e testo no emulador de PS2, o icone do mame aparece e não executa. Por favor gostaria de uma dica.

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde Sedan, não estou conseguindo baixar a imagem ISO base que está no topo da pagina, obtém outro link para download?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mohamed.

      Clique normalmente no link, espere 5 segundos, e clique em "Fechar Propaganda" no topo direito da página.

      Abs.

      Excluir
  48. hmm... que emulador de mame esta utilizando? Note que, diferente dos emuladores mais comuns, como os de consoles que são em apenas 1 arquivo, o emulador do mame possue vários arquivos. Verificou isso?

    Abs.

    ResponderExcluir
  49. Sedan, tem o criar ou acrescentar o winkawaks a esse projeto. Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, tem como add o ps2mame. não tem o winkawaks pra PS2.

      o procedimento é o mesmo, lembrando que, o mame tem varios arquivos junto do emulador, e nao somente um arquivo executável como os dos outros consoles. :/

      boa sorte.

      Excluir
  50. E como funciona o processo de salvar o game já jogando pelo PS2 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, cada emulador tem seus comandos.
      infelizmente, nao me lembro de cada um.
      vc tem que se familiarizar com os emuladores.

      boa sorte, e aprendizado ^^

      Excluir
  51. cara vc sabe se da pra colocar o do nintendo 64

    ResponderExcluir
  52. Olá, não consigo Gravar o DVD, diz que é imagem pra CD e depois não roda no play2. Sabe o que estou fazendo errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo. Então, para gravar em DVD, a imagem deve ter mais de 1 Giga. Essa imagem que disponibilizei, é apenas uma "base". Você deve inserir mais roms de consoles nas respectivas pastas dos emuladores e remontar uma imagem para DVD do PS2 com o UltraISO.

      Preste atençaõ no tutorial que eu passo o "macete".

      Abs.

      Excluir
  53. Olá, queria lhe parabenizar, é um ótimo trabalho que vc faz aqui, mas tenho uma duvida, o programa aceita o emulador scumvm?
    Uma dúvida idiota, esse seu programa aceita esses emuladores q instalam no pc?
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Esse emulador SCUMVM, é alguns dos antigos jogos de DOS. Ele tem alumas particularidades, e não me lembro de ter trabalhado com ele. Não sei te responder, só testando.

      Qto à sua dúvida, não aceita, não. Um emulador é um programa e, como qualquer programa, deve ser compilado para rodar sore uma plataforma. Ou seja, emulador de PS2 é especiífico pra ele, assim,. como o do Win para Win, o de Linux para Linux, etc...

      Abs.

      Excluir
  54. Mais não ja tem uma emulador assim???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um?! Não, tem vários! ^^
      Mas essa é a manha pra você criar O SEU! =)

      Abs.

      Excluir
  55. Boa noite, gostei muito do seu trabalho, parabéns pelo projeto, porem preciso de uma ajuda testei alguns emuladores de super nintendo, porem eles estão dando erro no som, alguns jogos trava ou fica lentos isso na Tv sendo que pelo meu noot ele roda perfeitamente, já testei os mesmos jogos que na tv da erro, ja no noot não aparece esse problema.
    Saberia dizer se tem como corrigi-los tanto o som quanto o restante deles? O pq acontece isso?

    Fico no aguardo.
    Obrigado.

    Bom trabalho.

    ResponderExcluir
  56. Baixei uma iso de 11660 jogos com 6 emuladores (nes, snes, mega, master, atari e gb/gbc) igual ao mostrado neste video: https://www.youtube.com/watch?v=ttKvPmFfnPA
    Gravei e tudo funcionando. Só que encontrei um problema estranho na leitura do conteúdo da pasta de roms do NINTENDO pelo emulador do mesmo. Ele só lê até meados da letra S. Abri a pasta por outro emulador (snes), e o restante das roms estava lá. Até testei uma dessas abrindo no computador e aparentemente ok.
    Pensei que poderia resolver esse problema ao modificar a pasta de roms separando por grupos de letras (ou letras individuais) até porque as pastas do Atari e do Master já vem com essa divisão e considero algo bem útil.
    Acabei achando esse tutorial que me ajudou a completar o que faltava para realizar os processos de extrair da imagem, editar a pasta, criar nova imagem no ultraiso.
    A única coisa que fiz, portanto, foi aumentar o número de pastas dentro da pasta Nintendo e de outras que não estavam divididas alfabeticamente na tentativa de diminuir a quantidade da lista que o programa lê e conseguir visualizar todas as roms, (no caso do nes), bem como facilitar a vida em todos os casos.
    Fechei numa iso e gravei. Mas o máximo que consegui foi chegar na tela "PS2 Multiloader" que antecede a da escolha de emuladores. E fica travado aí.
    Pensando que alterar as pastas pudesse ter de alguma forma alterado outra coisa, simplesmente extraí a iso com o 7z e criei outra iso, dessa vez sem modificar absolutamente nada. Mesmo problema depois de gravar.
    Notei também que usar a opção "definir arquivo de inicialização" muda o status da imagem quando aberta no imgburner, de sem nada (escrito nada) para "bootable" (quando se usa a opção). A imagem original, que funciona, não tem esse bootable escrito. Os testes que fiz aparentam ser indiferentes para essa mudança, gravei um com essa opção e um sem e deu o mesmo problema.
    Gostaria de saber que raios está acontecendo que eu não consigo nem recriar a própria imagem só de extrair e compactar novamente.
    Até considerei testar com a imagem que você disponibiliza, mas esse aqui já ta pronto também, deveria funcionar né haha. Talvez o multiloader seja diferente? Os emuladores?
    Enfim, se nem o mais simples está vingando, prefiro aguardar alguma luz sobre o que expus antes de tentar outra coisa pra resolver isso.
    Resumindo então, são dois problemas:
    - O emulador NINTENDO não lê a lista toda parando na letra S.
    Para resolver isso, tentei criar outra imagem da mesma e encontrei o segundo problema...
    - A imagem, alterada nas pastas ou simplesmente recriada, não funciona.

    Obrigado pela atenção.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz... eu tentei e tentei imageinar o que pode estar acontecendo, e infelizmente, não tenho uma resposta.
      Tudo o que eu poderia sugerir, você já fez....
      E, agora? :/

      Excluir
    2. Encontrei um aviso num download de uma iso, desta vez com 7784 jogos, que diz:
      "Os 7784 games estão divididos em diretórios (sistemas) e subdiretórios (ordem alfabética) com a exceção do Master s­y­s­t­e­m que estão divididos em 6 diretórios isso por causa da arquitetura do emulador não reconhecer mais de 150 arquivos em um diretório e também não reconhecer subdiretórios."
      Isso poderia explicar o porque na iso 11660, o emulador de nintendo não passa do S, e explicaria em parte o motivo de não ter funcionado quando mudei as pastas. Mas pelo menos poderia ter passado da tela inicial.
      Só que do master system na iso 11660 está por ordem alfabética, e é possível que seja o mesmo emulador, porque nos dois há a necessidade de apertar bolinha e mudar pra versão 1.33. O que contradiz a consideração anterior.
      Outra coisa que não explica ainda é como que sem alterar nada não funcionou e ficou na tela inicial duas vezes.
      Estou esperando acabar de baixar esse de 7000 pra ver se do nintendo pelo menos ta virando.
      Ainda queria um funfando com toda a gama de jogos xD, acho que o jeito vai ser fazer custom.

      Se eu for montar um dvd a partir do seu kit, é possível incluir o emulador do game boy que veio nessa iso que baixei? Só adicionar no xml com os endereços e o multiloader cria outra janelinha?
      Outra dúvida é se existe um meio de configurar o save state, ou se ele ja vem configurado do emulador e portanto ja associado pro memory card (pq o emulador do nintendo nessa iso da error, por exemplo).

      Excluir
  57. ei cara ve se consegue transforma o jogo bomberman hardball de CD para DVD pq eu tento e não consigo modificalo se poder fazer isso responde ae

    ResponderExcluir
  58. Nao consigo baixar a iso sera que da pra mandar outro link de preferencia na 4shared

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que não consegue baixar?
      Qual o problema?
      Basta aguarda 5 segundos, e clicar em "Fechar Propaganda".

      Vê aí.

      Excluir
  59. Dá para rodar esse dvd com todos esses jogos no playstation 2 bloqueado tijolão comprado em 2002?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Talvez com o swap magic. O problema é que o Swap Magic necessite ser original =/

      Excluir
  60. Oi, Sadan...ops! Quero dizer... Sedan75, espera aí...Sedan75 !?!? É, é isso mesmo, agora acertei (he he he). Bom, o seu blog está excelente e eu acredito que você, assim como eu, gosta muito de videogames e tecnologias diversas. Enviei esta mensagem só para parabenizá-lo mesmo e, também quero que você cheque o link do final da mensagem e confira se o programa pode ser útil pra você. Abraços.
    Por Supercrono Rafa
    Link: http://www.baixaki.com.br/download/hksfv.htm

    ResponderExcluir
  61. Da pra jogar esses jogos no ps1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não.
      Estes emuladores são especificamente para PS2.
      Mas, existe emuladores de nes e master system para PSX.
      Abs.

      Excluir
  62. Falaee Sedan75 ... Muito bom sua tutorial...Aprendi muito... e fiz um projeto com sua demonstração do multiloaderz... E ficou muito bacana... Roda perfeitamente no Ps2... e adicionei outras plataformas... O emulador de master system estava muito complicado fazer funcionar por causa da list.txt. É único emulador que não aceita uma pasta simples. Mas consegui resolver o problema. :) Os créditos de compilação estão mantidos dentro do hexadecimal... Caso eu venha disponibilizar para download(com sua autorização) o projeto pronto que eu terminei, com base no seu multiloader. Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  63. Sedan da para montar um dvd como ese mais com 1 emulador apenas.Por que estou querendo saber se da para jogar jogos do game cube no ps2 se for possivel poderia fazer um vidio ensinando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, dá pra fazer com apenas 1 emulador, mas emular GC no PS2, nem..rsrsrsrsrs...

      Excluir
    2. Sedan, eu quando vou baixar o arquivo "Emus PS2" no Mega, eu aperto no "baixar" e fica no "começando" e n sai mais. Teria alguma forma de vc me ajudar? Abraços e fica na paz ^^

      Excluir
  64. sempre tive essa duvida, é possivel programar um emulador de nintendo 64 no ps2 ou o hardware não aguenta ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, gamer.

      Não, não é possivel. Até por este motivo, não existe emulador de N64 para PS2.

      Excluir
  65. eyyyy many thanks for the wonderful work, I have a question, for some reason when try load the ISO into PCSX2 I got it, like no insert any disc or won't loaded, so what is wrong? I try with others ISO´s I have and work fine, ok thanks for support and for your hard work.

    ResponderExcluir
  66. sorry for double post but I forget add the picture of my error.

    http://i.imgur.com/dmuhbY4.png

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hi, gamer.
      do you try run disk you made?
      make sure a DVD image need more than 1 GB and a CD image need less than 700MB.
      In DVD case, you can to use Dummy Creator program to make a dummy file to complete the minimum.

      good lucky.

      Excluir
  67. Cara, eu tenho uma dúvida, no próprio vídeo deu pra perceber que o SF rodou com queda de quadros, ficando em slow motion pesado, isso ocorre porque ? Por causa do excesso de games ? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  68. como fasso este projeto eu nao tenho o progama de fazer projeto aguem pode mim ajudar

    ResponderExcluir
  69. Olá amigo, seu blog é de mais já acompanho à algum tempo.. Queria saber se tem como rodar pelo opl, sem q dê aquela famosa tela preta.. Ficarei grato amigo se poder me ajudar com uma resposta.. Vlw..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Famosa tela preta"?! =/

      Sim, é possível rodar pelo OPL como qualquer compilação, se liga neste tuto:
      http://hotplugdicas.blogspot.com.br/2013/01/playstation-2-jogando-suas-proprias.html

      Excluir
  70. c tem outr site pra download ,o mega ta ruim pf. Esse emu é show

    ResponderExcluir
  71. Seu blog e seu trabalho é excelente parabéns!!!!!!!! sua explicação é sem dúvida a mais bem esclarecedora. Eu gostaria de sabe se é possível salvar as fases do jogos da nintendo. desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  72. alguém pode me ajudar? não consigo gravar os jogos de (NES) no memory card toda vez aparece save state 0 error...os do (SNES) consegui de boa mas os de NES da esse erro.

    ResponderExcluir
  73. eu tenho nero aki da pra gravar por ele só gravar dvd iso

    ResponderExcluir
  74. Eu baixei essa imagem em iso:http://www.gamestorrents.biz/super-collection-7-784-games-playstation-2/ com vários jogos antigos. A minha pergunta é só gravar em um DVD que ira funcionar?

    ResponderExcluir
  75. cara, eu consigo fazer o processo todo, mas eu quero testar no pcsx2 antes de gravar o dvd e não funciona lá, ele vai pra aquela tela vermelha pedindo pra inserir disco de ps1 ou ps2

    ResponderExcluir
  76. amigo, nao consigo baixar a emulação de cadilac e dinossauro no 4shareaixar
    d, tem um outro link aí disponivel pra eu poder b

    ResponderExcluir
  77. Olá blz.será que tem jogar jogos de Nintendo 64 no ps2 ?
    Queria muito saber pois tem clássico inesquecível do 64 que vale a pena jogar. Desde já obrigado
    Ass: danilo bazan

    ResponderExcluir
  78. Melhor site de tutoriais de games que já vi, parabéns Sedan e hotplug;

    ResponderExcluir
  79. MELHOR SITE DISPARADOOOOOOOOOO. MTO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  80. Olá! Que massa seu Blog! É só eu baixar o arquivo que vc disponibilizou aqui no blog e gravar em um DVD? Fazendo apenas isso eu já posso jogar super nintendo no meu ps2? To achando tão simples que tá estranho..rs.

    ResponderExcluir
  81. porfavor como hago para usarlo sime figura dañado

    ResponderExcluir
  82. como faço para rodar emulador de GBA pelo disco do PS2 ?

    ResponderExcluir
  83. Eu coloquei os jogos mas depois de gravar no dvd, e colocar pra rodar no ps2 só mostrou os jogos que vieram padrão. Os jogos que eu coloquei não apareceram porque? alguém me ajuda?

    ResponderExcluir
  84. Olá Sedan, tem algum emulador de ps1 que seja compatível,com o multiloader? Me indique um bom por favor.

    ResponderExcluir