3 de mai. de 2012

Ubuntu - Emulando Android, e Instalando e Removendo Aplicativos (apk)

Um dos meus professores prometeu uma rápida introdução à programação para Android no segundo semestre. No intuito de me antecipar com as instalações, emulador, API's, samples, aplicativos e tudo mais o que está envolvido - inclusive para me divertir com os jogos e aplicativos, claro ;) - fui atras de informações na internet.

O problema é que não se encontra tudo o que se precisa num único tutorial de instalação, ou seja, num lugar você encontra como instalar o Java, noutro como instalar o emulador, noutro ensinando com outros procedimentos (com um plugin pro Eclipse, por exemplo), noutro como instalar aplicações prontas... uma bagunça! Além de tudo, percebi que grande parte deste material estava em outro idioma pois o conteúdo me mostrou que o Google Tradutor "comeu solto" e as instruções apresentavam vários erros de concordâncias, fazendo com que muitos detalhes das configurações ficassem perdidas.


Apresento neste artigo os seguintes passos:
  • Instalação do Java;
  • Download, configuração e execução do Emulador ou Gerenciador SDK;
  • Configuração de uma das principais versões do Android no Gerenciador;
  • Instalação de aplicações (apk);
Distribuição: Ubuntu10.04LTS




Instalando o Java
Obviamente, se você já tem o Java instalado poderá passar para o passo seguinte. O objetivo deste passo, como eu disse, é fazer o artigo o mais completo e detalhado o possível.

Você poderá optar entre 2 distribuições java, o Java Oracle com componentes non-free e o OpenJDK uma recompilação livre.


Instalando o OpenJDK.
Execute um terminal e rode os comandos abaixo com as permissões de administrador:



Instalando o Java Oracle.
Execute um terminal e rode os comandos abaixo com as permissões de administrador:



Se você estiver utilizando uma distribuição de 64bits, deve instalar também o pacote ia32-libs:



Baixando e Executando o Gerenciador Android SDK
Acesse o link http://developer.android.com/sdk/index.html e baixe a versão do Gerenciador Android SDK para Linux (dããããã...) Finalizando o download, recomendo copiar ou mover o pacote para seu diretório de usuário.


Lance um terminal e rode os seguintes comandos:


Acesse o diretório tools do pacote descompactado:



Dê permissão de execução ao arquivo ./android:


Configurando e Baixando componentes para Android SDK
Rode o comando abaixo para executar o Gerenciador SDK:



E, haja banda pra downloads!! ;)


Existem várias versões do Android disponíveis e cada uma delas com seus componentes. Cada versão do Android é ou foi utilizado num tipo de dispositivo no seu tempo (celular, smartfone, tablet...).


Seria interessante você baixar todos os SDKs com seus complementos, mas para o primeiro momento, recomendo que você baixe ao menos os componentes assinalados na figura acima, ou seja, as ferramentas básicas SDK, e o SDK e Samples do Android 2.2 que vai rodar a maioria das aplicações disponíveis.



Após baixar os elementos básicos que recomendei, clique na aba tools e selecione options. Marque a caixa com a opção "Force https://... sources to be fetched using http://..." como na figura acima, assim, sempre que você iniciar o gerenciador ele automaticamente buscará por atualizações.

Agora, definiremos uma configuração para subir o Android 2.2.

Clique na aba tools e selecione Manage AVDs e na janela que abrir, clique em New.

Em Name dê um nome para o dispositivo virtual.
Em Target selecione a versão do Android que deseja emular (Android 2.2).
Em SD Card reserve um valor de memória ou indique um arquivo.
Em Skin selecione o modelo do smarthfone.
Finalmente clique em Create AVD.

Confira um exemplo na imagem abaixo:



Voltando à janela anterior, selecione a configuração que deseja subir (PrimeiroTeste) e clique em Start.

Em Launch Options, você pode deixar a opção padrão para o emulador subir com as dimensões originais do modelo do smarthfone que você selecionou, ou marcar a caixa "Scale display to real size" e estipulando valores para os campos - principalmente para o campo "Screen Size (in)" - para aproveitar melhor a área disponível da tela do monitor. Veja o exemplo da figura ao lado.
Finalmente, clique em "Launch" para iniciar a emulação. Confira a figura abaixo:


Instalando aplicações no emulador:
Não encerre o emulador. É preciso que ele esteja em processo para a instalação de aplicativos.


Acesse o repositório abaixo, e baixe o ADB (Android Debug Bridge) que fará a instalação de aplicativos via terminal:
http://www.mediafire.com/?b7kgrl8p11slsv9

Extraia o conteúdo no diretório /android-sdk-linux/tools. Note que agreguei ao pacote um aplicativo apk "para fins didáticos", o spira defense pro 1.2.2.apk, um joguinho tipo tower defense que iremos instalar em nosso Android em processo ;)


Obs: Para instalar um aplicativo, o pacote de instalação (.apk) deve sempre estar no diretório tools. Depois da instalação, o pacote poderá ser removido.


Acesse ao diretório /android-sdk-linux/tools pelo terminal e dê permissão de execução ao adb com o comando abaixo:


Agora, execute o comando abaixo para instalar o joguinho spira defense pro 1.2.2.apk no Android em processo e aguarde a instalação:


E em nosso emulador, voilá!




Removendo aplicativos
Você pode remover aplicativos pelo próprio emulador ou utilizando também o ADB, como veremos.


Utilizando o ADB, rode o comando abaixo para localizar o aplicativo que deseja remover, por exemplo o próprio joguinho spira defense pro que acabamos de instalar acima:


Obtemos os nomes de outros aplicativos instalados, mas o que nos interessa para a remoção é o: "com.craigahart.android.spiradefencepro-1.apk"


Para removê-lo, rode o comando abaixo:


Ou da maneira muito mais fácil, pelo próprio emulador do Android:
Settings > Applications > Manage applications > SpiraDefencePro > Uninstall


Algumas dicas
Para girar a tela do emulador em 90º e adaptá-lo ao aplicativo em uso, tecle <Ctrl>+F11 ou <CTRL>+F12.


No http://4shared.com você pode encontrar toneladas de aplicativos e jogos para Android para testar e brincar no seu emulador.


Crie scripts que automatizem a execução do emulador, e a instalação e desinstalação de aplicativos. Depois, crie botões no menu principal apontando para estes scripts.

8 comentários:

  1. Será que funciona no Ubuntu 12.04 LTS? estou pensando em instalar no meu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Partindo para novos horizontes, hein... ;)
      É isso aí, cara!

      Veja bem, Java é Java. Se foi escrito pra plataforma correta, seja Windows, Linux, Mac ou outra (existe outra?!), então não há problemas. Só o que se precisa é de uma boa mákina! :)

      Excluir
    2. É, preciso ter uma boa máquina (cara eu emulo ps2 a quase 50, 60 FPS por aí), e também de uma internet melhor ainda para não passar umas "7 horas" baixando o SDK (dá um sono na hora de baixar). Mas o tutorial tá bom.

      E sobre o linux...... Eu estou quase desistindo do windows, pois ele tá deixando meu Notebook ultra lento (lembre-se da velocidade de emulação do ps2 e tente imaginar as informações do sistema), e aqui no linux eu encontrei a velocidade e também não preciso ficar me preocupando com vírus.

      E mas uma coisa, será que vc poderia criar um tutorial de configuração do PCSX2 para linux, tou atrapalhadão aqui.

      Excluir
    3. Pow! rodando o emu a 60 fps!! Coisa linda, hein!

      Na minha mákina aki, só uso mesmo pra teste antes de gravar um projeto do MultiDVD. Quem sabe até o fim-de-ano eu faço um UP no meu Desktop.

      Pra emular o Android realmente precisa de bastante recursos. Mas se sua mákina atinge os 60 frames no PCSX2, acho que deve mandar bem no Android.

      Eu baixei todos os pacotes e extensões dos SDKs.... deu só 1.4Gigas! :)

      Recomendo você ir com "cuidado" e não abandonar o Windows na empolgação... pelo menos não de uma vez. Evite impactos.

      Acostume-se, primeiramente, com o sistema Linux. Recomendo um dualboot, ou até mesmo uma mákina virtual. Lembre-se de que exitem muitos programas que utilizamos em nossos projetos que não funcionam ou não existem em versões pro Linux! ;)

      Quanto ao emulador de PCSX2 pra Linux, é como eu disse... a configuração varia de uma mákina pra outra. Também não tenho grande sucesso com ele.

      Boa sorte.

      Excluir
    4. ESPERA AÍ EU DISSE QUE ALGUNS JOGOS NO PCSX2 VAI ENTRE 50 E 60 FPS, OUTROS VÃO SUPER LENTOS, só os jogos Downhill Domination, Final Fantasy 12, Megaman X Collection e Digimon Rumble Arena 2 vão entre 50 e 60 FPS.

      Eu já não apaguei o windows do meu note por causa dos programas e claro o PCSX2 (e minha mãe que também usa o windows kkkkkk), eu instalei o linux em dualboot (primeiro testei usando o live cd, para ir me acostumando com o linux depois instalei).

      E o PCSX2 no linux é o seguinte, eu baixei o emulador pelo site oficial e o emulador veio com todos os plugins, mas o de video é NULO e até agora não achei um plugin de video para ele.

      Excluir
    5. hum...

      qual a distribuição Linux que você instalou?
      será que não existe uma versão do pcsx2 pra ela?

      imagino que pode ser alguma versão do Ubuntu. Se for, executa um terminal e tenta instalar pelo gerenciador apt-get, veja:

      sudo apt-get update
      sudo apt-get install pcsx2

      depois da instalação, o emulador estará disponível em menu > jogos > pcsx2

      você só precisará de inserir a(s) bios. se você tem o emu configurando pro Win, poderá fazer uma cópia delas pro emu do Linux. Na hotplug, em Downloads, tem um pacote do PCSX2 pro win com uma porrada de bios, caso interesse.

      De qualquer forma, empacotei os plugins da minha versão Linux do PCSX2 e disponibilizei AQUI, se kiser.

      Boa sorte.

      Excluir
    6. Obrigadão aí, mas eu acho melhor emular no windows, o linux eu tou usando só por causa de alguns programas que tem. e a versão que uso é a 12.04 LTS se quiser baixar.

      Ubuntu 12.04 LTS "Precise Pangolin" Desktop CD:

      Versão de 32 Bits
      Versão de 64 Bits (Recomendado)

      Para instalar o de 64 Bits é preciso ter um processador compatível com 64 Bits.

      Excluir
  2. eu consegui desinstalar app pelo adb com rm data/app/com.package.name

    mas ainda sim ficou icone do app no menu do meu celular ,
    e qdo inicio gerenciador de apps do android, na aba "apps instalados no sd" ainda esta la.

    Como removo isso tbm para desinstalação ficar completa?

    ResponderExcluir