30 de dez. de 2011

Artigo - Compartilhamento de arquivos na internet

Blogs e Fóruns especializados em disponibilizar links para todo o tipo de arquivo da internet estão em alta. Filmes, seriados completos, livros, revistas, músicas, jogos, programas e aplicativos... pode-se encontrar de tudo em repositórios* na internet.

O que é um repositório?
Um repositório é uma ferramenta da internet que, em poucas palavras, consiste em um site com grande capacidade de armazenamento de arquivos. Uma conta de e-mail, ainda hoje, oferece pouca capacidade de armazenamento em vista de um repositório. A necessidade de repositórios surgiu da necessidade das pessoas precisaram de ter acesso aos seus grandes arquivos em qualquer parte do mundo em que estivessem. Hospedando seus arquivos pessoais ou corporativos em repositórios online, estes arquivos podem ser acessados e compartilhados com qualquer pessoa e em qualquer parte do mundo em que exista serviço de internet.

Com o passar do tempo este objetivo mudou. Hoje, este serviço é utilizado principalmente para compartilhamento de arquivos em geral.

Quanto custa o serviço de hospedagem de arquivos?
Em geral, não custa nada. É grátis. Nos repositórios mais conhecidos, não é necessário nem possuir conta para enviar algum arquivo para hospedagem. Alguns repositórios oferecem um serviço de hospedagem gratuito de arquivos com capacidade limitada de armazenamento, bastando fornecer o endereço de e-mail e criar uma senha para a criação de uma conta.


O repositório garante a hospedagem e integridade desses arquivos desde que o usuário não abandone sua conta. Caso o internauta resolva se tornar cliente pagante, ganha mais opções que variam de um repositório para outro, como ferramentas para uplar* ou baixar os arquivos, mais espaço de armazenamento, maior velocidade nas transferências, entre outras ferramentas.

Como os repositórios ganham com o serviço de hospedagem?
O serviço gratuito de armazenamento possui capacidade limitada. Se o usuário necessitar de mais espaço do que o disponível na conta gratuita, deverá contratar um serviço pago para hospedar seus arquivos. 

Além disso, o repositório também ganha com venda de contas para downloads. De igual maneira que para a hospedagem, o repositório também oferece um serviço grátis para download com suas respectivas limitações, que incluem baixa taxa de transferência, aguardar a disponibilidade de slots para downloads, limite de downloads por arquivo, limite total de download e/ou número de downloads por número de IP. 

Se o usuário não quiser sofrer estas limitações do serviço gratuito, deverá adquirir uma conta de download premium com taxas mensais, trimestrais, semestrais ou anuais.

Abaixo, os links de alguns dos repositórios mais conhecidos:

Sobre Blogs e Fóruns
Quando um arquivo é hospedado num repositório, no final do envio é gerado um link para este arquivo. Este link é divulgado por sócios ou membros de blogs e fóruns, com o objetivo de atrair o internauta. Assim, o blog ou fórum pode vender-lhe contas premium além de ganhar alguns centavos quando o internauta clica em alguma das propagandas do blog ou fórum. Nesta guerra de cliques, existem blogs carregados de propagandas, pop-ups, links falsos, e outras tramóias para enganar o internauta e receberem uns cliques a mais. Estes recursos podem gerar uma boa receita ou apenas alguns centavos mensais, que é o meu caso... sniff! :,(

A guerra dos Blogs!
Obviamente, quando falo em blog, me refiro ao mantenedor ou o webmaster do blog. Hoje, os blogs deram uma trégua nesta guerra. Mas há alguns meses, não era raro observar brigas entre blogs que roubam links um do outro. O sujeito postava o link, e abaixo deste, uma observação como:
"Ei, seu safado do Blog tal-tal! Crie seu próprio link e não venha roubar o meu!" 8(

O que leva a saber que  nem sempre o proprietário do link e consequentemente do arquivo, era o mesmo mantenedor ou sócio do blog ou fórum. Admito que esta guerra era muito engraçada :)

Compartilhamento X Pirataria
Bem, esta é uma questão de discussão já há muitos anos. A internet cresce mais rápido a cada dia. As leis que incidem sobre cada segmento da internet nem sempre são claras, ou possuem falhas ou simplesmente não existem. De qualquer forma, vimos o que aconteceu com o tão famoso Megaupload, que teve suas atividade encerradas pela justiça norte americana.


Mas, existe uma pergunta que ficou "pairando" no ar: "Por que somente o Megaupload foi fechado?"  Acredita-se que pode ter havido um jogo de interesses pois, o Megaupload tinha em vista um projeto de vendas de assinatura para downloads de conteúdos originais, legais, ou seja, isso iria literalmente "quebrar as pernas" das gravadoras e das industrias cinematográficas. Logo, crê-se que essas empresas forçaram a justiça norte americana fechar o repositório.


O que aconteceu com outros Repositórios?
Bem, com toda a repercussão que o caso Megaupload obteve, outros repositórios aumentaram a vigilância sobre conteúdos ilegais entre seus arquivos, o que levou à exclusão de uma quantidade incalculável de conteúdo e até cancelamento de contas de internautas.


Depois do caso "Megaupload", qual foi sua dificuldade para encontrar links ativos de outros repositórios?


E hoje?
Bem, passado o susto, parece que as coisas estão voltando ao normal (Êba!) A vigilância ainda é maior do que antes por parte dos repositórios ativos, mas já está bem menos complicado encontrar links válidos. Mesmo porque a uplagem* é praticamente um vício entre alguns internautas e, por isso, grande parte do conteúdo deletado já está disponível novamente.


De certa forma, isso também teve um lado positivo no sentido de ter inspirado alguns uploaders a "reospedarem" também conteúdos que foram deletados bem antes do caso Megaupload.



Dicas de Blogs:
www.baixarfilmesdublados.net
www.themediafire.com
www.nowshared.in
www.tiodosfilmes.com
www.hqclandestino.blogspot.com.br
www.baixalogofilmes.net
www.visualfilmes.blogspot.com.br
www.cinemacultura.com



Termos:
Uplagem: Ato de Uplar.
Uploaders: Internauta que envia arquivos aos repositórios para poder compartilhá-los.
Uplar: Enviar arquivos para algum repositório.

Um comentário:

  1. a guerra dos blog era épica :P
    sempre gostei daquilo

    sorte que os administradores dos blogs resolveram tomar jeito e arrumar os link

    ResponderExcluir