28 de jul. de 2011

eViacam - Acessibilidade - Movendo o cursor do mouse com movimentos da cabeça - Ubuntu 10.10

A acessibilidade na informática, provêm de ferramentas ou conjuntos de ferramentas que permitem que portadores das mais variadas necessidades especiais, usufruam dos recursos que um computador oferece. Entre essas ferramentas, destacamos leitores de ecrã para deficientes visuais, teclados virtuais para portadores de deficiência motora ou com dificuldades de coordenação motora, e sintetizadores de voz para pessoas com problemas de fala.


Neste tutorial, conheceremos o eViacam, uma interface que permite que o usuário de um computador possa mover e clicar com os botões do mouse utilizando movimentos com a cabeça.


A câmera ideal para este projeto deve ter a capacidade de no mínimo 25 frames, embora eu tenha ficado satisfeito com o resultado utilizando uma câmera integrada do notebook de 7,5 frames.





Assista um pequeno video de demonstração que fiz, aí abaixo:





A versão funcional para o Ububnu 10.10 do pacote do eViacam 1.4.1 pode ser obtida no seguint link:

http://www.mediafire.com/?540e8ug9j4xlll3


Como você pode observar, não se trata de um pacote Debian e, por isso, deverá ser compilado para o Ubuntu 10.10.

Antes da compilação, será necessário fazermos algumas atualizações no sistema.


Abra um terminal e execute o Synaptic como Root e instale os seguintes pacotes que não estão presentes na instalação padrão:

python-wxtools
wx2.8-i18n
libwxgtk2.8-dev
libgtk2.0-dev
libcvaux-dev
libhighgui-dev
libcv-dev
libxtst-dev


Com os pacotes requeridos instalados, vamos ao café-com-leite:

$ tar -zxvf eviacam_1.0.1.orig.tar.gz
$ cd eviacam-1.0.1/
$ ./configure
$ make
# make install



Depois do pacote instalado, Vá em Menu > Acessibilidade > eViacom ou digite no lançador ou no terminal eviacomloader.


Considerações finais:
Eu realmente fiquei impressionado com a capacidade deste aplicativo. Mas para mim, não passa de uma brincadeira. Uma linda brincadeira. Afinal, me presenteei com um notebook do jeito que eu keria com este fim. Imagino que, se eu aprovei, o que não dirão os realmente necessitados, os que o utilizarão para suprir sua necessidade de interagir com um computador!


Penso também que, infelizmente, projetos de acessibilidade para portadores de necessidades especiais ainda engatinham. Muitos deles, são limitados e por alguma razão, nem os desenvolvedores e nem os que contribuem voluntariamente com outros projetos, tem ânimo para prosseguirem no desenvolvimento. É o caso de um outro aplicativo para a plataforma Gnome, o Gnome-Voice-Control.


Aos desenvolvedores e/ou mantenedores do eViacam os meus parabéns. Pela iniciativa e pelo excelente resultado até o momento.


Referência:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Acessibilidade-Movimentos-do-mouse-com-a-face-(eViacam)

Um comentário: